Pra dar garantia!


Foi publicada na página da Sociedade Brasileira de Diabetes uma entrevista do Dr. Balduíno Tschiedel, que aconteceu antes do Fórum Internacional de Diabetes.
Na entrevista (que pode ser acessada aqui), ele fala dos principais temas que serão abordados no Fórum, fazendo dois destaques:
o primeiro em relação à assistência a pessoas atingidas por catástrofes (enchentes)...
 
Neste ponto, ele faz uma recomendação que está correta - ao sair de casa, que levem seus medicamentos e insumos - mas que, honestamente, nem sempre é possível.
Imagino que numa situação de urgência e risco, lembrar de pegar a insulina na geladeira não será a primeira ação... E isso é mais do que natural.
 
Esta questão, na minha opinião, deve ser resolvida com o apoio do Município e do Estado, que são obrigados a dar a assistência!! O que se deve fazer, tão logo se tenha o local de abrigo provisório da população afetada e desabrigada, é enviar uma equipe da unidade de saúde do local (ou de locais próximos) para fazer uma triagem onde então seriam identificadas as pessoas que precisam de cuidados e medicamentos específicos, dentre eles pacientes de diabetes.
 
O segundo ponto é relativo à garantia de medicamentos e kits de monitorização para os pacientes.
O ponto aqui é ver o que pode e deve ser modificado para evitar que tantos casos precisem recorrer à Justiça para serem resolvidos!
 
Mudanças importantes a caminho...
Que saiam logo do papel!
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueci!!

Sucos

Sobre o Diabetes