Insulina para todos!

Quando Frederick Banting e Charles Best anunciaram a grande revolução para as pessoas que viviam com diabetes - e todos nós que viemos depois - a declaração foi clara: "a insulina não pertence a mim, pertence ao mundo". 
A proposta era que a patente custasse apenas um dólar... Mas, no melhor exemplo expectativa x realidade, sabemos o que aconteceu.

A insulina tem os preços cada vez mais altos em todo o mundo. 
Onde não há políticas públicas de saúde que garanta o acesso à insulina, ou você compra ou você não sobrevive. 

É uma tristeza saber que mais de cem anos depois desta condição ter perdido o status de doença fatal, pessoas ainda morrem por não conseguir pagar por um frasco desse líquido que salva vidas. 

Casos de racionamento de insulina têm sido cada vez mais frequentes em países em que o sistema de saúde não oferece cobertura ao tratamento e cada um deve pagar do próprio bolso por todo o tratamento. 
E, se por um lado a educação em diabetes é parte fundamental do tratamento, por outro não há educação em diabetes que mantenha um controle glicêmico sem insulina! 

Por isso, diversas associações e instituições atuam na busca de mudanças em leis visando o acesso universal à insulina e todos os insumos necessários para uma pessoa conseguir viver bem com o diabetes. 

Entre essas, hoje eu vou falar da T1 International (T1I), que é uma "organização sem fins lucrativos pensada para pessoas com diabetes, liderada por pessoas com diabetes, lutando pela equidade global na saúde".

Como geralmente acontece, a T1I surgiu por dedicação de uma pessoa que conhecia a fundo como é ter que fazer malabarismo entre escola, festas, amigos, família e uma condição de saúde crônica. 
A Elizabeth (Liz) Pfiester foi diagnosticada com 4 anos. Quando ela concluiu o mestrado de Desenvolvimento Internacional em Londres percebeu, com o resultado do tema de estudo, a dificuldade no acesso à insulina e em tratamento e cuidados para as pessoas com diabetes. O passo seguinte foi, em 2014, lançar a campanha #insulin4all (insulina para todos) e desde então o alcance da organização só cresceu. O  trabalho tem um único objetivo universal: insulina para todos. 
Ah, e uma informação muito importante: a T1I não aceita qualquer suporte - financeiro, técnico, estratégico, etc - da indústria, para manter a insenção absoluta de todo o trabalho executado. 

Entre tantos projetos que desenvolvem, desde 2016 eles trabalham com uma pesquisa voltada para os impactos que a falta de acesso à insulina traz às pessoas que tiveram o diagnóstico do diabetes tipo 1.
Questões como métodos de administração de insulina, custos diretos para manutenção do tratamento e conhecimento / acesso à ferramentas para o controle do diabetes são abordadas, visando a identificação das maiores criticidades em cada país mapeado e que tipos de ações serão necessárias para mudar este cenário de risco. 

E é com um orgulho enorme e um tantinho de frio na barriga que eu venho contar que, agora, eu faço parte desse time de pesquisadorAs do ciclo 2026-2027:

Somos 13 mulheres de diferentes países desse imenso Globo, trabalhando com um mesmo propósito, por cada uma e cada um de nós, pessoas com diabetes.
Ao longo desses dois anos vamos agir em conjunto, para continuar monitorando a situação em cada país e caminhar para a definição de políticas que mudem essa realidade tão injusta.  

A insulina é a vida acontecendo e deveria ser um direito de todos, em qualquer lugar.
Eu assumo essa missão com um baita orgulho, focada em contribuir ainda mais por essa luta coletiva!
Vamos em frente!!

Comentários

Postagens mais visitadas

De cabeceira: (pra ler e ampliar os horizontes)

  • Alimentos Mágicos para controlar sua glicose (Seleções)
  • Balancing Diabetes (Kerri Sparling)
  • Comida que cuida - o prazer na mesa e na vida de quem tem diabetes
  • Diabetes - Conheça mais e viva melhor (Mark Barone)
  • Diabetes dia-a-dia (Rogério F. Oliveira)
  • EatingWell Diabetes Cook Book (Joyce Hendley)
  • O Futuro do Diabetes (Carlos Eduardo Barra Couri)
  • Receitas Rápidas para o controle do diabetes (Louise Blair e Norma McGough)
  • Sem Açúcar com Afeto (Sonia Hirsch)
  • Straight to the Point - A Guide for Adults living with Type 1 Diabetes (JDRF)
  • Tenho Diabetes Tipo 1, e agora? (Mark Barone)
  • The Little Diabetes Book you need to read (Michael A. Weiss e Martha M. Funnell)
  • The Ultimate Guide to Accurate Carb Counting (Gary Scheiner)
  • Think like a Pancreas (Gary Scheiner)