Forum e debates importantes no ar!


Ontem começou o Fórum Internacional de Diabetes, em Foz do Iguaçu.
O evento, que termina dia 26, "vai debater, entre outros assuntos, as novas insulinas que estão chegando ao mercado e prometem agilizar seu tempo de ação".

Além disso, traz para discussão temas como 'pé diabético', o panorama da situação do diabetes no Brasil e o atendimento a pessoas com diabetes em catástrofes / calamidades.

Sobre este ultimo, e claro que a preocupação imediata em casos assim e com a segurança das pessoas envolvidas. 

Mas quem precisa de medicamentos para o diabetes - ou qualquer outra condição de saúde que demande um cuidado especifico e ininterrupto - ainda tem mais uma questão com a qual se preocupar.
No inicio desta semana o site Diabeticool publicou uma matéria a respeito que trata exatamente desta questão (para ler - recomendo! - e só clicar aqui).

A falta do remédio ou da insulina (ou não ter como armazená-los adequadamente) dos insumos (agulhas, por exemplo), a dificuldade ao acesso a alimentos sem açúcar ou que não sejam muito carregados nos carboidratos.
Isso já passou pela minha cabeça em caso de doações para famílias desabrigadas… as opções, na maioria das vezes, são macarrão, arroz, biscoitos. Não quero criticar quem faz o bem. Jamais faria isso e não é mesmo a minha intenção!!
Mas é uma coisa que pode ser considerada.
Deixo no ar a ideia…  não custa pensar no assunto.

O debate é importante.
Em 2012 a Sociedade Brasileira de Diabetes divulgou alguns procedimentos para serem adotados em locais onde havia ocorrido uma grande enchente.
O que o Fórum propõe agora é uniformizar os procedimentos, organizar a maneira de identificar e, principalmente, dar o apoio necessário a quem precisa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueci!!

Sucos

Sobre o Diabetes