Uma alternativa de luz e som...
Em novembro de 2012 falei por aqui sobre um glicosímetro que havia sido lançado (porém, com distribuição somente na Europa) e que tinha como grande diferencial o fato de medir a glicemia utilizando luz infravermelha.
Lendo uma outra notícia sobre formas alternativas de medir o nível de açúcar no sangue, fui buscar informações sobre ele e pelos rumores que vi na internet (não encontrei nada muito concreto) o produto foi descontinuado em função de inconsistências nos resultados das glicemias medidas.
Mas como a tecnologia avança em larga escala, já temos mais algumas opções que descartam a picadinha no dedo...
Uma delas também utiliza a luz, mas acompanhada de "música".
A pesquisa vem da Alemanha.
O método desenvolvido tem um nome grande: espectroscopia fotoacústica.
De acordo com o médico responsável, o processo "consiste em emitir um tipo específico de laser na pele do paciente. A luz atravessa a pele e é absorvida pelas moléculas de glicose dessa região, que estão entre a pele e os vasos sanguíneos. Quando isso acontece, um som bastante característico, apelidado pelos cientistas de “a doce melodia da glicose”, é produzido e detectado. Ao analisar esse ruído, os pesquisadores são capazes de determinar a concentração de glicose nessa área da pele, em uma profundidade de aproximadamente um centésimo de milímetro".
Testes estão em andamento e ainda não houve aprovação por qualquer agência reguladora. Mas mesmo assim, a expectativa é que até o final de 2016 esteja disponível no mercado...
Pois que assim seja... Vamos fazer música com o docinho!!
Comentários
Postar um comentário