Nem tanto e nem tão pouco...

Quando a gente tem uma doença crônica (o tipo de doença mesmo e não o estado de saúde) sempre tem  alguém que se aproxima e conta uma história, um caso de amigos ou parentes que também têm... e com isso já escutei várias vezes comentários sobre a monitorização da glicemia. 

Em sua maior parte, comportamentos no sentido de não medir a glicemia mais de uma vez por dia ou até por semana, para não correr o risco de ficar nervoso(a) se a glicose estiver alta (o que fazer com ela aumente ainda mais). Ou então, justificando que medir apenas eventualmente é o suficiente.

O fato é que o exagero ou a "fuga" podem trazer problemas!

Posso fazer o que for - comer além da conta, pular ou não dar o devido intervalo entre as refeições - mas sempre conto para a minha endócrino e/ou registro as variações das taxas medidas e quando for o caso as correções necessárias com a insulina de ação rápida.

Isso ajuda a avaliar meu comportamento e colocar os pezinhos de volta no chão! 
Contando ou não contanto, foi feito e influencia na minha saúde (e de todo paciente diabético) e pode interferir na tão falada e perseguida qualidade de vida!


Já percebi que hoje é bem mais fácil encontrar em restaurantes e mercados opções de alimentos sem açúcar, refeições melhor balanceadas... Mas em termos de informação sobre a seriedade do diabetes e principalmente em como preveni-lo (de novo a tal da prevenção!) não vi progresso.

Por mais que se realizem congressos, workshops e seminários específicos sobre o assunto, falta divulgação clara e objetiva em massa. 

Não vejo uma campanha em TV, rádio ou jornal! 

A não ser na época do Dia Mundial do Diabetes, não há ações e campanhas quer sejam da SBD, do Ministério da Saúde ou das Secretarias de Saúde Estaduais / Municipais...

E aí... o que falta pra fazer com que a educação em diabetes saia do papel e alcance a população?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueci!!

Sucos

Sobre o Diabetes