Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

09 abril, 2014

Pra ficar sorrindo à toa!

 
Todo início de ano é igual: colocar as consultas médicas em dia!
 
Assim como a visita ao oftalmologista, ginecologista e o acompanhamento com a minha Endócrino, o check up no dentista é extremamente importante.
 
Com uma avaliação somente visual dos dentes e da gengiva é possível saber se o paciente está com o diabetes sob controle ou não...
 
Honestamente eu não tinha o hábito de ir regularmente ao dentista, ia mesmo quando precisava por alguma razão.
Mas agora faço o acompanhamento bem direitinho.
 
Logo que chego (depois do papo inicial, já que ela me conhece desde criança) a pergunta direta: "e como andam estas glicemias?"...
Com a minha resposta ("boas e bem controladas"), ela completa: "eu sei, estou vendo!".
 
É sempre assim.
 
Não é para ser um teste, mas sim para que eu não esqueça que cuidar dos dentes e da saúde bucal também é fundamental para manter o docinho em dia.
 
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, os problemas mais comuns e que podem interferir diretamente são a Gengivite ("um estágio inicial da doença gengival e se caracteriza por gengivas vermelhas, inchadas ou flácidas e que podem sangrar durante a escovação ou o uso do fio dental") e a Periodontite ("progressão da gengivite não cuidada e que ataca e com o tempo destrói as estruturas que envolvem e sustentam os dentes, atingindo a gengiva, o osso da boca e a raiz do dente").
 
Ainda, destacam que como qualquer infecção, a periodontite pode dificultar o controle do DM.
 
Por isso, é preciso estar sempre atento a qualquer sinal de sangramentos, inchaço ou mesmo mau hálito.
 
Pois bem... revisão em dia e 'sorriso colgate' garantido!!
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário