Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

03 junho, 2013

Tecnologia a serviço da saúde...

Estou cadastrada em alguns sites de assuntos especializados em diabetes (listados bem aqui do ladinho na sessão 'Explore') e recebo frequentemente matérias diversas e indicação do que há de novo nesse mundo.

Percebi, de um tempo para cá, que vários aplicativos para celulares do tipo smartphone e/ou tablets tem sido criados visando facilitar a vida de pacientes que querem ter um melhor controle do seu DM.

Já baixei alguns (sistema Apple, mas tem para Android também) e cada um tem suas particularidades:

Diabetes App - gratuito, é todo em inglês; você consegue cadastrar os dados das glicemias indicando em que período do dia foram medidas (em jejum, antes ou depois das refeições principais ou lanches, durante atividades físicas, etc), registrar as dosagens e os períodos das aplicações de insulina, os exercícios feitos, seu peso corporal e a quantidade de carboidratos consumida. Mostra uma visão geral dos principais registros em um calendário, mas não emite relatórios específicos.

GlicoCare - Da mesma forma, é permitido registrar glicemias mas sem a relação com a refeição, tendo apenas a indicação do horário e se foi medida em jejum. Com esses dados pode ser gerado um gráfico, que é bom para se ter uma visão geral da variação entre as medições. O registro das refeições é manual e você é que descreve os alimentos e a quantidade total de carboidratos que somam. Sobre a atividade física também, você coloca o exercício feito e por quanto tempo. Os medicamentos utilizados podem ser colocados com a indicação do horário da aplicação. 
Como diferencial, tem uma ferramenta de anotações e outra de lembrete, para um alerta qualquer que você queira colocar. 
Também é gratuito.

GliControl - para baixar o aplicativo é de graça, mas os únicos módulos que funcionam nesta opção são os de registro das glicemias (valor medido e hora do registro, a refeição feita com a indicação da quantidade de carboidratos e a dosagem de insulina) e a descrição do plano alimentar. Os módulos de Análise, Calculadora de Carboidratos, Assistente de Medicamentos e envio de relatórios de dados por email são pagos.

O GlicOnline, que eu cheguei a usar e já tinha até falado sobre aqui no IP, esteve fora do ar por um período para manutenção e voltou com algumas atualizações, mas por enquanto só para o sistema Android (enviei um email perguntando sobre a disponibilização para o sistema Apple e por enquanto não há previsão).

Nesse meio tempo, descobri um sistema da Accu-Chek - Accu-Chek Smart Pix - que não é online, mas parece ser bem útil e funcional. 

Numa busca pela internet vi que o preço varia entre R$180,00 e R$250,00.

 
Não usei e portanto não posso falar com total propriedade, mas pelo que vi nas especificações do fabricante funciona de maneira bem simples: basta conectar a um computador pela entrada USB e posicionar o glicosímetro na frente do leitor de infra-vermelho. A partir daí, os dados registrados são transferidos e o gerenciamento é feito pelo sistema, com gráficos e comparativos.

Algumas boas opções, mas para o controle das glicemias e dos meus esquemas de insulina, pelo menos, vou continuar com a minha boa e velha planilha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário