Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

25 outubro, 2012

Meu Prato Saudável


Olha que legal: o Hospital das Clínicas em parceria com o Instituto do Coração (InCor) lançou este mês o Programa Meu Prato Saudável.

O programa (que pode ser consultado pela internet ou baixado como aplicativo de celular) visa "garantir que todos os nutrientes essenciais ao organismo estejam presentes no seu dia a dia" e "mostra de maneira visual e facilitada as porções de alimentos que compõem a pirâmide alimentar (...)".

Os alimentos estão divididos em 12 categorias: Cereais, pães, tubérculos e raízes; Carnes e ovos; Frutas e hortaliças; Leguminosas; Leite e derivados; Óleos e gorduras; Açúcar; Sal; Sal light; Adoçante; Líquidos; Sucos; Café; Chás; Cerveja e vinho; Refrigerantes.

Além de apresentar a porção ideal de cada um, ele descreve os benefícios e, quando é o caso, alerta para o que não deve ser consumido.
O programa também indica como montar um prato equilibrado e apresenta uma sugestão de cardápio semanal para as principais refeições do dia.

Para complementar, tem dicas para levar uma vida mais saudável e tranquila e para a prática de exercícios e os benefícios que os acompanham!

Claro que não substitui a orientação médica, mas na prática pode facilitar bastante!


Nenhum comentário:

Postar um comentário