Saber mais para agir melhor!

Tenho muitos amigos médicos e, com o diabetes acabei me tornando muito próxima da minha endocrinologista e da minha gineco. Criamos uma relação de parceria mesmo. 

Quanto mais eu me envolvia no meu tratamento, mais eu queria tirar dúvidas ou esclarecer sobre questões que não conseguia ainda controlar muito bem. 
E, sabendo que a convivência com o diabetes é um aprendizado constante, essa troca acontece até hoje (e sei que não vai deixar de ser uma prática).

O problema é que tenho consciência do quanto sou privilegiada por poder trocar informações de qualidade e de confiança com esses profissionais. 
Na maioria das vezes, o que acontece é diferente. 
O pouco tempo dedicado à consultas, seja na saúde pública ou na saúde privada, nem sempre é suficiente para nos tranquilizar ou nos deixar realmente a par do que está acontecendo. 

Quando se trata do momento de um novo diagnóstico então, absorver as informações fica mais difícil. 
Imaginem só se for o caso de diagnósticos em crianças?!
Pois é!

A educação em saúde e o acesso a tratamentos adequados é direito de todos.

Foi pensando nisso e buscando levar informação a quem não tem que o Hospital Pequeno Príncipe, em Porto Alegre, criou o Projeto Saber + Participar Melhor. Além de criar materias e publicações voltados para ampliar o conhecimento de famílias, cuidadores, educadores e até outras instituições de saúde, o objetivo é que estas cartilhas sirvam para levar as crianças ao entendimento e ao protagonismo do seu tratamento, de forma lúdica e respeitando seu desenvolvimento:


Entre os temas abordados, o diabetes!

Todo o material está disponível para consulta e download gratuito na página do projeto.

Viva a solidariedade e a humanização da saúde!!
Que este seja um exemplo a ser sempre seguido no caminho pela igualdade. 

(Importante explicar que o Hospital Pequeno Príncipe é uma instituição privada, sem fins lucrativos,     que presta atendimentos para pacientes do SUS, para conveniados de planos de saúde ou mesmo atendimentos particulares.) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando falta educação, sobra preconceito!

Hipo sem crise!

Fiasp: a insulina turbinada!