Cem anos!!!!

Foi nesse laboratório que tudo aconteceu. 
{Imagem: Livro 'Breakthrough'}

Depois de testes e pesquisas que vinham acontecendo por alguns anos, Frederick Banting e Charles Best conseguiram, pela primeira vez em 27 de julho de 1921 - há exatos 100 anos!! - isolar o tal do hormônio 'insulina'. Foi assim a comprovação de que era esse o hormônio que regulava o açúcar no sangue. 

Com essa descoberta, nos anos que se seguiram, salvaram da morte Leonard Thompson, Elizabeth Hughes, JL, Teddy Ryder, James Haven. 
Nesses cem anos, seguem salvando: Juliana, Maria, Natália, Carolina, Pablo, Daniel, Igor, João, Roberta... 
Há 100 anos a insulina segue salvando um monte de gente todo dia.

De uma época em que inanição era a solução, passamos pela evolução das seringas, das agulhas, chegamos nas canetas. 
Passamos de uma medição de glicemia como tecnologia exclusiva dos hospitais com impressionantes resultados em uma semana para monitores contínuos que tem o tamanho de uma moeda e ficam presos no braço, medindo a glicemia a qualquer momento.
Estamos em um presente onde o futuro já se apresenta quase real: pâncreas artificial, bomba de insulina sem fio, insulina oral, canetas inteligentes, células tronco como caminho para a cura... Tudo em paralelo graças ao trabalho incansável de outros cientistas tão insistentes quanto foram Best, Banting e toda a equipe de médicos envolvida nos estudos iniciais dos séculos 19 e 20.

Hoje sabemos que 'só' a insulina não garante um controle adequado do diabetes. Mas a grande estrela da festa é que salva nossa vida todos os dias.

A insulina é a minha maior parceria. 
Para trabalhar, eu vou com ela. 
Para viajar, também. 
Para carnavalizar, ela brilha comigo.

Daqui, registro a minha enaltação à ciência, aos cientistas, aos pesquisadores. Graças à eles, que sempre acreditaram que havia um caminho, a história desta doença cônica que já foi fatal pôde ter um final diferentes. Graças a eles, eu hoje estou aqui vivendo e escrevendo novas histórias!

Um viva!
Um não, cem vivas!!

Que o acesso seja prioridade. 
Insulina veio para salvar e jamais deve faltar a quem precisa. 

Comentários

  1. Imagina isso... 100 anos atrás... sem tanta tecnologia... esses ilustres se virando pra salvar vidas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Crônicas do Isolamento -- A vida de viés...

É preciso estar atento e forte!

Crônicas do Isolamento -- O Bem do Mar