Pra (re)começar (re)organizando a bagunça!

Na primeira segunda-feira do ano teve a primeira consulta do ano, para já começar com tudo organizado!

Depois de ter deixado passar 1 ano sem nem me dar conta , marquei esta primeira visita à minha endócrino exatamente 4 meses depois da última. Não dá para ficar no risco, ainda mais sendo parte do tal grupo de risco em relação à pandemia.

Tive um recesso entre o Natal e o Reveillon e acabei saindo da rotina. Comi mais, dormi mais, fiz exercícios de menos... 

Claro que isso teve um reflexo imediato no corpo e nas glicemias!
Os gráficos falam por si: 

Peso: 64,4 Kg.
Já venho mais cheinha há algum tempo. Mas agora, o fato é que o peso maior está interferindo na minha dosagem de insulina basal. Foi preciso aumentar (2 unidades). 
Como referência, meu peso saudável (não sou fã de magreza que deixa as pessoas pele e osso) é cerca de 10 quilos a menos do que isso...

Muito além da estética, estar mais cheinha me incomoda pelas roupas apertadas e por me sentir pesada. 
Claro que o isolamento e o fato de estar praticamente trancada em casa por 10 meses têm uma interferência direta. Mas a razão maior para a balança mostrar a alteração é que eu realmente me rendi aos encantos das pizzas, dos sandubas e até de um eventual sorvetinho delícia!

Sou 'boa de garfo', desde que era gente miúda. 
Arroz e feijão sempre foi uma combinação que esteve dentro das preferências. Salada, legumes... gosto de verdade. 
Mas aquela comidinha que traz um conforto nos momentos em que falta a paciência e o cansaço da quarentena domina foi companheira várias vezes. 

No meio disso tudo, a contagem de carboidratos não foi a ideal. Justamente por serem comidas com um teor de gordura maior e das quais eu não tenho um hábito frequente de consumir, errei mais do que acertei nas correções com insulina. Com isso, minhas glicemias pós-prandiais sentiram o efeito.

Nada de hipocrisia aqui: gosto de um lanchinho diferente e gorduroso sim!! Só que agora está na hora de colocar tudo nos eixos novamente. 
Pedidos de exames a postos e foco em voltar à uma alimentação mais equilibrada e saudável!

Quero de volta meu bom controle do diabetes. 
Me incomoda ver tanta descompensação glicêmica, sabendo que foi causada sem necessidade. 

Bora reorganizar a bagunça. 
Sempre vale lembrar que o bom controle da condição reduz muito o risco de desenvolvermos alguma complicação relacionada ao diabetes.
Disciplina é liberdade!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueci!!

Sucos

Sobre o Diabetes