De 1 pra 2: o prato recheado de saúde!

Lá vamos nós ressaltar mais uma vez a importância de uma boa alimentação - nunca é demais!
Mas hoje o foco são os docinhos que convivem com o tipo 2 do diabetes.

A diferença principal entre um tipo e outro, como explicado pela Sociedade Brasileira de Diabetes aí embaixo, é que o tipo 1 é uma doença autoimune, que leva à interrupção na produção de insulina pelo organismo. O tipo 2 acontece quando o organismo não produz insulina suficiente para combater a quantidade de açúcar e/ou gordura ingeridos:
Com atenção e o comprometimento no tratamento, o diabetes tipo 2 pode ser controlado com uma boa rotina de atividades físicas e, claro, com uma alimentação adequada.

Para ajudar nessa tarefa, quem dá as dicas e as orientações é a minha amiga querida Flavia Marques de Castro que, além de ser Nutricionista, é Educadora em Diabetes.
"Características da Alimentação Para o paciente com Diabetes Tipo 2, visando buscar as melhores opções e garantir um prato saudável: 
O consumo de alimentos com carga glicêmica reduzida deve ser sempre priorizado. Esses alimentos elevam a glicemia de forma mais lenta, ajudando a manter o diabetes sob controle. 
Mas que tipos de alimentos são esses? São as frutas, verduras e alguns legumes. 
Isso não quer dizer que os cereais devam ser excluídos da dieta, mas para evitar picos hiperglicêmicos, devemos valorizar o consumo dos integrais - arroz, pães, massas, biscoitos, que possuem mais fibras e elevam a glicemia mais lentamente.  
As fibras solúveis presentes na batata yacon e na aveia ajudam no controle glicêmico. Por isso, recomenda-se o consumo desses alimentos no seu dia a dia. As leguminosas (feijões, vagens) também ajudam no controle da glicemia, pelo seu teor de fibras solúveis. A combinação arroz integral com feijão é excelente! 
Outro cuidado importante envolve o consumo da frutose, que é o açúcar das frutas. Ela se transforma em glicose no organismo e sabemos que quando há excesso de glicose no sangue e a mesma não é absorvida, essa situação está associada à resistência insulínica. Ou seja, a insulina funciona de forma mais lenta e a glicose demora a ser absorvida. A glicose, nossa maior fonte energética, transforma-se então em energia excedente, que passa a ser acumulada no tecido adiposo (obesidade), e no fígado (esteatose hepática).  
Isso significa que é para restringir o consumo de frutas? Não! Quando consumimos as frutas, principalmente com a casca, as fibras auxiliam na absorção dessa frutose e ajudam para que a glicemia não fique tão elevada. 
Mas é importante ressaltar que a frutose também está presente em produtos industrializados. Ela tem sido adicionada no xarope de milho, que por sua vez é utilizado em refrigerantes, sucos de caixinha, ketchup, mostarda, frutas enlatadas, bolos e pudins. Então, ação número um: olho no rótulo! 
Quanto às carnes, ovos e peixes, por não terem proteína podem ser consumidos à vontade? Não. Esses alimentos têm gordura em sua composição e essa gordura em excesso interfere na glicemia também. O excesso de gordura na alimentação pode favorecer a formação de radicais livres e acabar gerando uma resposta inflamatória. Quando isso ocorre, é mais difícil controlar a glicemia. Aqui vale então lembrar das gorduras saudáveis, que são as presentes no abacate, azeite, nozes e nas castanhas."  
Parece difícil, dá a impressão que são muitas regras para serem cumpridas. Mas na verdade, o que está apresentado aqui são recomendações para melhores hábitos alimentares. A melhoria na saúde, principalmente para quem convive com o diabetes, é certa!

A substituição pode ser aos poucos... 
Em vez do arroz branco, amanhã experimente o integral. Em vez de um prato de massa branca caprichado no molho, uma salada de entrada seguida de uma porção de macarrão integral. 
O copo de suco pode ser trocado por uma fatia de fruta. 
O arroz com feijão pode vir acompanhado por um bife (sem gordura!) e espinafre refogado.

Um dia de cada vez e os novos hábitos vão sendo incorporados, garanto! Quando você menos esperar, vai perceber que a alimentação mais equilibrada só traz melhores resultados de glicemia e um melhor controle do diabetes. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueci!!

Sucos

Sobre o Diabetes