Consumo - as vezes - inconsciente!

Ontem o programa Bem Estar trouxe novamente para discussão o consumo do açúcar, principalmente aquele que está oculto em certos tipos de alimento.




O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é o uso de, no máximo, 6 colheres de chá por dia de açúcar. Mas o que a gente não pode esquecer - convivendo com o diabetes ou não - é que nesta conta devem entrar, além daquela colherinha adicionada no chá ou no café, todo o açúcar presente em outros produtos do dia a dia: a lista vai além dos sucos de caixinha, achocolatados, biscoitos recheados... entram nesta conta o arroz, as massas, os pães e por aí vai!





Na matéria foram destacados também os diferentes tipos de açúcar que aparecem nos rótulos e que, por terem nomes diferentes, podem passar despercebidos:
- sacarose (o mais comum)
- maltodextrina
- açúcar invertido
- xarope de milho
- xarope de glicose
- xarope de amido
- lactose

Como já foi abordado em outros estudos anteriormente, o açúcar é uma substância viciante. E sabe por que?
Por que ele é absorvido rapidamente pelo organismo e gera um pico de glicemia. Esse pico leva à uma sensação de prazer, que faz com que a gente queira sempre repetir a dose!

Para assistir na íntegra, é só clicar aqui.

Fica a dica: se consumido com moderação, nenhum tipo de açúcar - demerara, refinado, mascavo... - será absolutamente prejudicial.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueci!!

Sucos

Sobre o Diabetes