Pra dizer 'sim'.

Esta semana uma grande amiga que é pediatra me contou arrasada sobre uma criança de 2 anos que foi internada com diabetes. Estava há uma semana lá e sem previsão de sair... e o maior motivo pra isso era a falta de conhecimento dos pais. Só que esta falta de conhecimento se mostrou mais grave com os sinais que os pais estavam dando de negar a nova condição do bebê: por mais que tivessem a orientação dos médicos e enfermeiros sobre o medicamento, a forma de medir a glicemia e aplicar a insulina, os pais se negam a aceitar... Dão comida que não pode, em horários aleatórios... E aí a criança não consegue apresentar uma boa melhora e uma estabilidade. 

Desde então isso está martelando na minha cabeça!
O que fazer pra ajudar?
E aí hoje, com uma figura que uma amiga da minha mãe (e que hoje é minha amiga também!) postou no facebook entendi que não adianta eu, médicos, amigos, parentes ou seja quem for falar, falar e falar. Se não houver a aceitação acima de qualquer outra coisa, de nada vão adiantar tratamentos e remédios.

E peço licença a ela para reproduzir aqui a imagem e o comentário dela:

"A questão não é o problema que apessoa tem. A questão é ela ser mal resolvida com o problema que tem."


E pra estar bem resolvida tem que aceitar.

Não significa que vai ser fácil. 
Para cada um o tempo de aceitação e compreensão é diferente e deve ser respeitado.
Mas a busca pela aceitação deve ser primordial. 

Peça ajuda, leia, se informe.
Estudo de casos tem seus benefícios: busque casos semelhantes, procure saber dos bons e maus resultados, o que pode ter se agravado por conta de negação...

Mas em vez de negar, aceite a nova condição. E aprenda a viver com ela.
O efeito vai ser 100% positivo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueci!!

Um balanço semestral...

A diferença que traz dúvida...