Para ser simples como deve ser!

Achei um vídeo super didático no Youtube chamado 'Diabetes: Made Simple'. Através de uma historinha, ele apresenta uma explicação sobre o que é o diabetes, o que ele pode causar se não for bem cuidado e como ter um bom controle.

Gostei muito! Achei bem simpático e de fácil entendimento... então, traduzi e aqui está!


Descobrir que você tem diabetes pode ser assustador, mas não entre em pânico.
Pessoas com diabetes podem ter uma vida longa e saudável.

Alguns aspectos básicos: quando comemos, a comida vai para o estômago.
A comida é composta de 3 nutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras. Durante a digestão, os carboidratos são transformados em açúcar (também chamado de glucose).
Um fato: carboidratos incluem pães, arroz, massas, batata, frutas, leite e iogurte.
Num processo de digestão normal, o açúcar vai através da corrente sanguínea para os músculos e as células do corpo. Porém, o açúcar não pode entrar nestas células sem a ajuda de um hormônio chamado insulina, que é produzido no pâncreas.
A insulina funciona como uma chave, destrancando as portas dos músculos e das células para permitir a entrada do açúcar. As células então usam o açúcar como o combustível que dá energia ao corpo.

Quando o processo está funcionando propriamente, o açúcar que está na corrente sanguínea consegue chegar até as células e músculos. Desta maneira, o corpo consegue controlar o efeito do açúcar no sangue. 
Numa pessoa com diabetes, o açúcar encontra um problema quando está na corrente sanguínea: ou não há insulina suficiente sendo produzida pelo pâncreas ou as células não respondem corretamente à insulina.
Seja qual for o motivo, o resultado é o mesmo: ocorre um acúmulo de açúcar no sangue, causando o aumento da glicemia.
Isto gera diversos problemas... 
Como o açúcar não consegue entrar nas células, o corpo fica sem combustível e sempre com a sensação de fadiga e cansaço. 
Para tentar compensar esta falta de combustível, as células passam a liberar 'fluidos' . 
O efeito direto pode ser a sede constante e a desidratação.

Além disso, a exposição a altos níveis de glicose por um longo tempo pode causar danos a vários órgãos vitais (olhos, rins, sistema nervoso e coração)...
Se não for controlado, o diabetes pode trazer sérias consequências:
- cegueira
- amputação
- comprometimento dos rins
- infarte
- derrame.

Afim de evitar tais complicações, pessoas com diabetes devem seguir alguns passos para manter a taxa de açúcar controlada. Uma maneira de fazer isso é através da dieta. Reduzindo a quantidade de carboidratos ingerida nas refeições, você pode controlar a quantidade de açúcar que entra nas células conforme a disponibilidade de insulina no organismo. Para isso, o ideal é que sejam eliminados alimentos como bolos, tortas, doces e refrigerantes. 

Outra forma é através de exercícios. Atividades físicas deixam os músculos e as células mais receptivos à insulina. Em outras palavras, as células e os músculos que estavam trancados, vão se abrir.

Finalmente, seu médico pode prescrever medicações orais para aumentar a sua carga / disponibilidade de insulina, regular a quantidade de açúcar que circula na corrente sanguínea ou deixar as células do corpo mais receptivas à insulina que o corpo produz.

Em alguns casos, injeções de insulina podem ser necessários.

Uma rápida revisão:
Foi mostrado o que é o diabetes - uma condição na qual o corpo não produz a quantidade necessária de insulina ou as células não conseguem receber a insulina produzida pelo corpo.
Vimos que complicações podem surgir: fadiga; desidratação; danos a órgãos vitais.
Por fim, foram discutidas as maneiras de controle: dieta; exercícios; medicação.

Para mais informações sobre seu diagnóstico e tratamento, consulte seu médico.

É isso!
Extenso, mas detalhado e numa linguagem direta.

Como eu bato exaustivamente na tecla de que quanto mais divulgado e esclarecido melhor, espalhe por aí - sem restrição!!
Para quem quiser entender, aprender um pouquinho, ajudar, explicar...! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueci!!

Sucos

Sobre o Diabetes