"... na corda bamba de sombrinha ..."




Hipoglicemia significa que o nível de glicose no sangue está baixo.

Isto pode acontecer inclusive com quem não tem diabetes, em casos de exercícios em excesso sem a adequada alimentação ou mesmo por ficar muitas horas sem comer nada.

Para quem é docinho, mais um ponto deve ser observado afim de se evitar um episódio de hipoglicemia: a dosagem da medicação.





Os sintomas podem ser tontura, visão embaçada, tremores nas extremidades e em casos mais extremos pode ocasionar perda de consciência.

Algumas pessoas não conseguem identificar uma mudança no comportamento a tempo. Eu geralmente percebo antes mesmo da glicemia chegar a um nível muito baixo. Na casa dos 60mg/dL já sinto as mãos trêmulas e começo a suar frio...

Quando a queda da taxa de açúcar no sangue é muito abrupta, os sintomas podem se parecer, ainda, com os de uma bebedeira.


O que aconteceu é que ela estava hipoglicêmica e não conseguiu controlar a direção do carro. Após a batida, não conseguiu reagir e isso fez os policiais confundirem o estado crítico dela com um porre, mesmo tendo afirmado que não encontraram qualquer vestígio de bebida no carro ou nela.

A abordagem não poderia ter sido pior (é possível assistir no vídeo da própria polícia): ela foi tirada do carro e jogada no chão; tentou avisar que é diabética e não deram ouvidos - e ela faz uso de bomba de insulina; foi colocada no camburão. 

A situação só se reverteu com a chegada dos paramédicos. 

Um perigo causado pela ignorância e pela falta de informação!

Essa hipoglicemia pode ter sido causada por um intervalo entre as refeições muito longo, pela falta de monitorização, por uma dose de insulina maior do que o necessário, por uma situação de estresse... Mas seja o que for, nada justifica qualquer ação brutal.

Para quem é 'doce, doce, doce', é importante medir a glicemia antes de dirigir e sempre levar junto a carteirinha de identificação de paciente diabético.

Para tentar ajudar, aqui está o que deve ser feito, conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Diabetes, caso você se depare com alguém nesta condição:




"Oferecer balas, açúcar ou líquidos com duas colheres de sopa de açúcar em meio copo do líquido.

Se a pessoa estiver em coma ou se recusar a colaborar, coloque um lenço entre as arcadas dentárias e introduza colheres de café com açúcar entre a bochecha e a gengiva, massageando-a por fora."








É por isso que eu continuo insistindo que a divulgação é tão importante quanto o tratamento.
Não é possível resolver um problema do qual não se tem conhecimento... 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueci!!

Sucos

Sobre o Diabetes