Bata Yacon = Batata Diet !?



Já tinha escutado falar nela. 
Algumas pessoas já tinham comentado sobre as propriedades deste tipo de batata, mas até hoje nunca comprei e nem provei...

Desta vez resolvi me informar mais, depois da dica do meu cunhado sobre uma matéria do Jornal Hoje.
Na reportagem foram apresentadas as principais características da batata yacon e os benefícios que o consumo diário traz.


Além de controlar o nível de açúcar no sangue, que é o ponto mais importante para quem convive com o diabetes, a pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas indica que o consumo diário também ajuda o organismo a ficar mais resistente - aumenta a imunidade.

A especialista em ciência de alimentos e pesquisadora da Unicamp Glaucia Pastore, dá dicas para o consumo:
"É interessante ingeri-la in natura, dá uma sensação de saciedade. também podemos consumi-la batida com suco de fruta, em pães, barrinhas de cereais e como uma farinha. Você pode secar essa batata no forno e depois triturar no liquidificador, conservando bem fechado para que a absorção da água não aconteça."


 


Para evitar dúvidas, fui atrás de mais informações, resultados reais, qualquer indicação (ou até contra-indicação!) relacionados à ingestão da tal "batata diet"...

Cheguei a um artigo do Dr. Rodrigo O. Moreira (Médico Endocrinologista do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia do RJ - IEDE), publicado no site da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Recomendo a leitura!

Aborda pontos importantes e que devem ser considerados, já que não é um produto visto e consumido tão comumente.

Destaques:

"Ao continuar minha busca pela literatura científica, encontrei um artigo muito interessante publicado este mês por um grupo de pesquisadores brasileiros, mais especificamente, de Ribeirão Preto. Os autores investigaram não apenas os benefícios da chá das folhas de Yacon, mas também seus efeitos sobre os rins.

Os autores concluíram que os efeitos das folhas do Yacon sobre a glicose é transitório e que seu uso prolongado leva a uma importante lesão renal. Desta forma, fica aqui nosso alerta. Parece que o Chá com Folhas da Yacon tem alguns riscos e estes riscos podem ser muito maiores que os benefícios."

"Mas e quanto a Batata Yacon? O grande problema da batata comum é a grande quantidade de carbohidratos (que são aborvidos sob a forma de glicose) e, consequentemente, de calorias. A Batata Yacon é rica em um carbohidrato diferente chamado inulina (um tipo de frutano).
Por ter uma menor absorção que os carbohidratos comuns, a inulina tem um menor valor calórico e, com isso, acaba elevando menos a glicose no sangue. Além disso, por conta da inulina, a Yacon tem um gosto mais adocicado (parecido com pêra ou melão) e deve ser ingerida crua."

"...a Batata Yacon realmente pode ser utilizada pelo paciente diabético. Mas importante: ela não substitui nenhum medicamento nem deve ser utilizada isoladamente para o tratamento do DM."

O que vale lembrar é que, independente de publicações em jornal e artigos de especialistas, o médico que acompanha o tratamento deve sempre ser consultado!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueci!!

Sucos

Sobre o Diabetes