Consulta Pública: Análogos de Insulina de Ação Prolongada

A CONITEC está com mais uma Consulta Pública referente ao diabetes:
Até o dia 17 de janeiro, pessoas com diabetes, familiares, médicos e outros profissionais da área de saúde vão poder dar a sua opinião em relação ao uso das insulinas análogas de ação lenta.

Trata-se das insulinas tipo degludeca, glargina e detemir. Na prática, são as insulinas Tresiba, Lantus, Toujeo, Levemir.

Em uma análise inicial, a posição da CONITEC é contra a inclusão deste tipo de insulina no protocolo de tratamento e dispensação pelo SUS. A alegação deles é que "não houve nenhuma diferença estatisticamente significativa entre as insulinas detemir ou degludeca quando comparadas à NPH na redução dos níveis de hemoglobina glicosilada".
(Trecho destacado do Relatório CONITEC para a Sociedade).

Eu tenho diabetes tipo 1 há quase 10 anos. No começo do meu tratamento, usei a insulina NPH. Apesar dela ter cumprido o seu propósito, eu tinha uma variação glicêmica muito grande, com vários episódios de hipoglicemia severa. Além do desconforto que isso me gerava, estas variações eram um risco para a minha saúde.

Os benefícios da Tresiba já foram avaliados e comprovados e eu falo com conhecimento de causa sobre isso!

Quando mudei para os análogos de ação prolongada - primeiro a Levemir, depois a Tresiba - meu controle passou a ser melhor. O uso deste tipo de insulina me ajudou a ter uma menor variação glicêmica, diminuiu a minha hemoglobina glicada e, consequentemente, meu risco de desenvolver algum tipo de complicação. Com tudo isso, melhorou a minha qualidade de vida.

Por isso é tão importante a participação na Consulta Pública, visando reverter a posição da CONITEC.

Abaixo, os links para preenchimento dos formulários:
Diabetes Tipo 1
Pessoas com diabetes e sociedade em geral
Profissionais de saúde

Diabetes Tipo 2
Pessoas com diabetes e sociedade em geral
Profissionais de saúde

Não é necessário cadastro prévio e o formulário é de fácil preenchimento.
Depois de colocar os seus dados, você precisa informar se concorda ou não com a posição da CONITEC (no meu caso e, no geral, o que está sendo buscado, a opção é 'discordo totalmente'!) e depois comentar sobre o porque da sua posição.

Vamos juntos, pelo direito e pela saúde das pessoas com diabetes.
Viver bem com diabetes é possível!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueci!!

Sucos

Sobre o Diabetes