Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

05 outubro, 2015

Educação e prevenção sobre rodas!

Hoje começa um projeto muito legal e que certamente vai levar a muita gente bastante informação, além de cuidado.

A Medtronic, junto com a ADJ e a Bayer está dando a partida com o Caminhão de Controle.
Focado em difundir os sintomas e a importância do tratamento no que se refere ao diabetes, eles vão circular pelo país, começando por São José do Rio Preto.

O objetivo maior, como colocado pela Medtronic, é "educar as pessoas a respeito da doença, mostrando que é perfeitamente possível ter uma vida normal, desde que seja feito o controle correto da doença".

Um grande problema envolvendo o diabetes atualmente é justamente o fato de que parte das pessoas com DM no Brasil não foram diagnosticadas!
Por isso, vão ser realizados testes gratuitos de glicemia e distribuídos material informativo pela equipe de saúde.
Enquanto isso acontece, dentro do caminhão será realizado um 'tour' passando por 3 estações: "o diabetes e seus números; o que significa ter um bom controle; e opções de tratamento".
Ainda, nos casos em que os níveis de glicemia medido estiverem fora do padrão adequado, serão devidamente encaminhado para profissionais especializados.

A agenda completa da viagem, por enquanto, é esta:

- 05 e 06 de Outubro - Hospital de Base, São José do Rio Preto

- 13 a 15 de Novembro - Usina do Gasômetro, Porto Alegre

- 20 e 21 de Novembro - Boca Maldita, Curitiba

- 26 e 27 de Novembro - SESC Itaquera, São Paulo

A expectativa é que sejam realizados 5 mil testes!

Vale compartilhar um destaque da Federacão Internacional de Diabetes sobre esta condição que acompanha tanta gente hoje no mundo todo: "O diabetes é uma doença crônica regida pela Regra das Metades: metade da população diabética não sabe que tem essa condição. Dos que sabem, apenas metade recebe tratamento adequado. E do grupo que tem acesso a medicamento e serviço apropriado, metade não sabe controlar a doença e fica descompensado".

Pela educação em diabetes sempre!
Sem dúvida que muita gente será beneficiada.
Então, que o projeto se estenda e seja de muito sucesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário