Razão e des-controle!

Algumas operadoras de celular tem, hoje em dia, um plano para acesso à internet no exterior que funciona da seguinte maneira: você paga um valor fixo de X reais por dia, mas somente quando usar.

A questão é que no dia que você decide ativar o uso, você parte do princípio que já pagou mesmo e então acaba relaxando e passa o restinho desse dia focado na internet. 

Cheguei à conclusão que o efeito de uma hipoglicemia é quase o mesmo!!!

Tive uma hipo na terça-feira à tarde. Estranha, meio fora de contexto. Minha glicose foi a 40 mg/dL!
Como estava em um shopping, logo fiquei pensando em um milhão de coisas gostosas que poderia comer "pra aproveitar".
Escolhi um donut recheado de chocolate.

Compensei o momento e já fui pensando - justificando para mim mesma - que estava garantindo um extra para o caso da glicemia seguir baixando.
Certo??
Não! Errado!! 

E eu sei que estava errado! Só que enquanto fico com a sensação de que a glicemia não está compensada, fico querendo comer mais e mais. E meio que me aproveitando da situação... exatamente o ponto do valor fixo de X reais: uma vez ativado 'o serviço', teria que aproveitar para usar. 

Difícil gerenciar a urgência de uma hipo com a razão viu!

Mas o que acontece é que ingerindo mais carboidratos que o necessário, a glicemia volta a descompensar, só que com uma hiper.




6 anos e meio de doçura e ainda sou sacudida por um eventual episódio de hipo! Essa sensação de que nada é suficiente e que não vai compensar a glicemia demora a passar.


Enfim, o passo seguinte foi medir a glicemia uns 20 minutos após comer o donut (confesso, comi com gosto!). Estava em 90 mg/dL e se manteve boa ao longo da tarde e da noite.

Pronto! A tal da razão tinha voltado para o lugar.







A doçura é assim. 
Por mais que façamos tudo conforme o protocolo, tem horas que foge do nosso controle. Fatores externos e emocionais, além dos físicos, também podem influenciar... 

E quando isso acontece, no meio desse sobe e desce, tenho mais certeza da importância de seguir meu tratamento, me cuidar e conhecer mais e mais sobre a condição. 

Cada dia, uma lição!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueci!!

Um balanço semestral...

A diferença que traz dúvida...