Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

17 junho, 2015

O controle que vem do prato

Uma das coisas que sabemos que funciona para manter um bom controle do diabetes é a boa alimentação.

Equilíbrio e alimentos com baixo índice glicêmico, a escolha pelos integrais sobre os de farinha branca.

Sempre surgem novas dietas que são recomendadas para isso ou aquilo, que fazem bem para o coração, para pele até!

Mas o que devemos levar em consideração? Enfim, com tanta coisa aparecendo a cada dia, acho que o mais importante é nunca deixar de lado o tratamento. E junto a isso, eventualmente testar alternativas nas refeições pode ser uma boa.




Médicos e Nutricionistas do Physicians Committee for Responsible Medicine realizaram uma pesquisa com 17 pacientes de diabetes tipo 2, já com sobrepeso, visando a prevenção contra o desenvolvimento ou progressão de neuropatias diabéticas.

Durante o teste, esses pacientes foram submetidos a uma dieta exclusivamente vegana por 20 semanas.

O resultado, que foi publicado no final de maio na revista Nutrition & Diabetes, foi super positivo: os pacientes não só conseguiram maior controle das glicemias, como também emagreceram.

Todo cuidado é pouco e, em caso de decidir seguir uma dieta semelhante, a recomendação é que a gente recorra aos médicos respectivos antes de dar o primeiro passo.
Cada organismo funciona de um jeito e pode ser preciso, inclusive, ajustar as  dosagens de medicamentos e insulina.

No mais, verduras e legumes todos os dias serão sempre boas escolhas!




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