Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

11 fevereiro, 2014

Direto no ponto!


A cada dia que passa vejo mais e mais especialistas e/ou instituições chamando a atenção para os males que o açúcar pode causar à saúde das pessoas.
 
Hoje descobri a ONG 'Action on Sugar', ou Ação sobre o Açúcar.
Eles são uma organização não governamental formada por médicos e consultores que vem agindo através da intervenção com a indústria alimentícia e o Governo (estão locados na Inglaterra) de modo a chegar a um consenso visando a redução da quantidade de açúcar presente nas dietas mundo afora, principalmente nos alimentos processados e industrializados.
 
Preocupados com os efeitos que esta ingestão de açúcar em excesso pode causar, destacam alguns produtos que podem enganar os consumidores, conforme divulgado hoje no Programa Bem Estar:
 
1 - Alimentos com 0% de gordura:
 
Estes alimentos não possuem, necessariamente, 0% de açúcar. Um exemplo que eles trazem é o iogurte, no qual o açúcar normalmente é adicionado para dar sabor e cremosidade ao produto quando a gordura é removida.
 Um iogurte de 150g com 0% de gordura pode ter, por exemplo, até 20g de açúcar, que equivale a 5 colheres de chá.
 
2 - Polpa de tomate:
 
O ingrediente é normalmente adicionado para que a polpa fique menos ácida. Um terço de uma lata de 150g pode ter até 13g de açúcar, valor equivalente a 3 colheres de chá.
 
3 - Maionese:
 
Uma colher pode conter até 4g do ingrediente.
 
4 - "Águas vitaminadas":
 
Um copo de 500ml pode conter até 15g de açúcar, o equivalente a cerca de 4 colheres de chá.
 
5 - Pão:
 
Segundo eles, este é um dos alimentos que mais 'escondem' açúcar... 
Em uma fatia de pão processado pode ter até 3g.
 
E por fim, uma observação geral bem importante, mas que muitas vezes é esquecida: "não é porque o alimento é salgado que ele tem baixo teor de açúcar".
 
Com estes alertas é possível rever o que tem sido colocado no prato e na despensa e, se preciso, ajustar!
 
 

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