Para fazer valer.
E tem mais gente trabalhando para garantir o acesso dos diabéticos a todos os recursos que precisam!
A UADERJ - União das Associações de Diabéticos do Estado do Rio de Janeiro divulgou na última semana informações visam beneficiar e garantir aos pacientes com diabetes o acesso gratuito a medicamentos e o fornecimento de glicosímetros.
O procedimento é o seguinte: o paciente deve ir ao Posto de Saúde mais próximo de sua casa, levando documento de identidade e comprovante de residência.
Lá, deve fazer sua inscrição como paciente com diabetes e usuário do SUS.
O próximo passo é ir até a farmácia do Posto e apresentar uma declaração do seu médico, junto com a receita.
TODOS os medicamentos, sem exceção, necessários ao tratamento devem ser disponibilizados ao paciente!
Portanto, caso não seja possível fornecer tudo o que for preciso para o tratamento, o Posto de Saúde deverá informar como / o que o paciente deve fazer para conseguir os itens faltantes.
Mas, como eu já ouvi e li bastante sobre a dificuldade para que isso de fato seja cumprido, é importante também divulgar o que fazer caso não seja possível conseguir os remédios, a insulina, o glicosímetro ou as tirinhas: neste caso, o paciente deve buscar seus direitos!
O caminho: através de uma ação na Defensoria Pública (2332-6224) ou do Núcleo de Fazenda Pública (2299-2275 / 0800-285-2279 / fazendapublica@dpge.rj.gov.br).
Comentários
Postar um comentário