Diamigo - a novidade da vez!

No final da semana passada foi anunciado no Congresso Latino Americano de Diabetes, Obesidade e Hipertensão (e não Congresso Internacional de Diabetes, como eu havia dito) um novo aplicativo (gratuito) de iPhone, iPod e iPad, para ajudar no controle do diabetes. 

O Diamigo, como é chamado, e foi desenvolvido no Brasil pela Sanofi, com apoio dos endocrinologistas Mauro Scharf e Denise Reis Franco, da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).


Para baixar é só ir no link da Sanofi (a partir do dia 03/04/12 poderá ser baixado também pela AppStore).

Após aceitar os termos de uso, você insere seus dados (data de nascimento, sexo, tipo de diabetes e peso corporal). Depois é preciso inserir as informações do seu tratamento: insulina utilizada, dosagem da insulina, se faz atividade física, relação insulina x carboidrato (quantos carboidratos são cobertos por 1UI - unidade de insulina) e o fator de sensibilidade, que "avalia o efeito de 1UI nos níveis de glicemia de cada paciente".

Caso haja interesse, é possível cadastrar também os dados do seu médico. Tal como o myDiabetes, o Diamigo também permite o envio de informações diretamente para ele.

Através do aplicativo é possível calcular a quantidade de carboidratos de cada refeição (a tabela de alimentos considerada, com as respectivas informações nutricionais, é a da SBD). 
Esta informação somada à glicemia medida gera como resultado uma sugestão da dosagem de insulina necessária.

Baixei o aplicativo ontem!
Já comecei a lançar minhas glicemias e estou tentando montar pratos mais equilibrados... com a tabela de alimentos e carboidratos nas mãos fica mais fácil. 

Porém, já identifiquei algumas coisas que podem ser melhoradas:
  • Quando você vai lançar uma glicemia medida, não consegue editar o horário ou a data, o que significa que para a informação estar completa e correta é preciso lançar de imediato.
  • Se você editar e salvar seus dados novamente, as informações que já existiam são apagadas!

Mas tem mais uma coisa interessante: conforme divulgado pela Sanofi, comentários e críticas sobre esta primeira versão poderão ser enviados e serão considerados para deixar o aplicativo ainda mais eficaz e amigável.

Achei ótimo... nada melhor do que ouvir as recomendações de quem utiliza o recurso diariamente! 


Comentários

  1. UM SONHO QUE AINDA VOU REALIZAR!!!!!

    ResponderExcluir
  2. ola juliana, estou com dificuldade em encontrar o aplicativo na appstore para baixar. Como fez?

    obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueci!!

Sucos

Sobre o Diabetes