Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

08 dezembro, 2015

Sobre a pré-diabetes...

Hoje o programa Bem Estar, da Globo, tratou de um tema que ainda confunde muita gente: o pré-diabetes.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, "antes do diabetes tipo 2 se desenvolver, há quase sempre um período de pré-diabetes onde níveis de açúcar no sangue estão em uma zona de perigo acima do normal, mas abaixo do nível considerado diabético".

A variação glicêmica que caracteriza a condição de pré-diabetes é entre 100 e 125 mg/dL.
Mas essa situação pode ser revertida e não é difícil. Só requer um esforço pessoal...

Fique atento e entenda como identificar e o que fazer em casos de pré-diabetes.
Segue a matéria apresentada hoje pelo Endocrinologista Antonio Chacra e pela Nutricionista Alessandra Rodrigues:

Pessoas com histórico de diabetes na família ou na gestação, obesos, sedentários e acima dos 40 anos são as que têm maior risco de serem pré-diabéticas. No entanto, já está cientificamente comprovado que é possível prevenir a diabetes do tipo 2 com a redução de apenas 5% a 10% do peso corporal, sem tomar remédio. Não é necessário sequer atingir o IMC ideal.
Será que estou chegando lá?
Há quatro perguntas a responder. O “sim” em pelo menos uma delas significa que é hora de checar os níveis de açúcar no sangue. A dosagem é um teste muito simples, disponível no SUS, nos planos de saúde e a R$ 8 em serviços privados.
• Está acima dos 40?
• É sedentário?
• Está obeso?
• Tem casos de diabetes na família?
O que ocorre no corpo
Quando uma pessoa está no quadro de pré-diabetes, isso significa que o pâncreas não está conseguindo produzir insulina suficiente para quebrar o açúcar e permitir que ele entre dentro da célula ou há uma resistência da célula à entrada do açúcar. Por isso, os níveis de açúcar estão aumentando na corrente sanguínea e iniciando os danos ao corpo.
Dois passos para uma grande recompensa
Fazer atividade física moderada à intensa, 30 minutos por dia, cinco vezes por semana, e reduzir a quantidade de calorias são dois passos para alcançar a grande recompensa, que é evitar a doença. A recompensa pode ser ainda maior, ao evitar a diabetes você também reduz risco de doenças cardiovasculares, dos rins e problemas de mobilidade e visão no futuro.
No vídeo do programa (que pode ser acessado direto por aqui) há boas dicas, esclarecimentos de algumas dúvidas e recomendações bem importantes:
- Incluir mais fibras (sempre elas) na alimentação (aveia, linhaça, folhas verdes...)
- Maneirar a quantidade de ingestão de sucos concentrados, que contém uma grande porção de frutose e, consequentemente, carboidratos
- Atentar para o fato de que não são só os doces e o açúcar que influenciam na variação da glicemia
- Reunir os amigos para ter mais estímulo na hora e praticar exercícios

Vale destacar novamente que estamos tratando de uma variação que pode ocorrer quando há propensão ao diabetes tipo 2.
No diabetes tipo 1 isso não acontece por ser uma doença autoimune e que, portanto, não há como prevenir.

Nunca é tarde para aprender e rever seus hábitos!


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