Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

29 março, 2012

Diamigo - a novidade da vez!

No final da semana passada foi anunciado no Congresso Latino Americano de Diabetes, Obesidade e Hipertensão (e não Congresso Internacional de Diabetes, como eu havia dito) um novo aplicativo (gratuito) de iPhone, iPod e iPad, para ajudar no controle do diabetes. 

O Diamigo, como é chamado, e foi desenvolvido no Brasil pela Sanofi, com apoio dos endocrinologistas Mauro Scharf e Denise Reis Franco, da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).


Para baixar é só ir no link da Sanofi (a partir do dia 03/04/12 poderá ser baixado também pela AppStore).

Após aceitar os termos de uso, você insere seus dados (data de nascimento, sexo, tipo de diabetes e peso corporal). Depois é preciso inserir as informações do seu tratamento: insulina utilizada, dosagem da insulina, se faz atividade física, relação insulina x carboidrato (quantos carboidratos são cobertos por 1UI - unidade de insulina) e o fator de sensibilidade, que "avalia o efeito de 1UI nos níveis de glicemia de cada paciente".

Caso haja interesse, é possível cadastrar também os dados do seu médico. Tal como o myDiabetes, o Diamigo também permite o envio de informações diretamente para ele.

Através do aplicativo é possível calcular a quantidade de carboidratos de cada refeição (a tabela de alimentos considerada, com as respectivas informações nutricionais, é a da SBD). 
Esta informação somada à glicemia medida gera como resultado uma sugestão da dosagem de insulina necessária.

Baixei o aplicativo ontem!
Já comecei a lançar minhas glicemias e estou tentando montar pratos mais equilibrados... com a tabela de alimentos e carboidratos nas mãos fica mais fácil. 

Porém, já identifiquei algumas coisas que podem ser melhoradas:
  • Quando você vai lançar uma glicemia medida, não consegue editar o horário ou a data, o que significa que para a informação estar completa e correta é preciso lançar de imediato.
  • Se você editar e salvar seus dados novamente, as informações que já existiam são apagadas!

Mas tem mais uma coisa interessante: conforme divulgado pela Sanofi, comentários e críticas sobre esta primeira versão poderão ser enviados e serão considerados para deixar o aplicativo ainda mais eficaz e amigável.

Achei ótimo... nada melhor do que ouvir as recomendações de quem utiliza o recurso diariamente! 


2 comentários:

  1. UM SONHO QUE AINDA VOU REALIZAR!!!!!

    ResponderExcluir
  2. ola juliana, estou com dificuldade em encontrar o aplicativo na appstore para baixar. Como fez?

    obrigada

    ResponderExcluir