Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

11 maio, 2011

Diabetes dia-a-dia

Ano passado uma amiga da minha mãe me indicou o livro Diabetes dia-a-dia.


Não comprei de imediato porque tinha receio que fosse super teórico, um desses livros que tentam fazer as vezes de um "manual". Mas guardei o nome...

Quando finalmente resolvi comprar, não me arrependi! Foi escrito de forma clara e objetiva, fácil de entender. A sensação enquanto eu leio é que estou tendo uma conversa direta com o autor.
Recomendo a leitura até para amigos e familiares de diabéticos. Pode ajudar na compreensão da doença e do tratamento e na fase de adaptação do paciente.

Entre os principais assuntos, explica o que é a doença, como tratar, quais as consequencias de não seguir o tratamento à risca, traz receitas, depoimentos de pacientes, exercícios mais indicados...

O autor, Rogério F. Oliveira, é um médico (endocrinologista) que vive com diabetes, segundo ele, pela maior parte da vida. 

Peço licença ao Dr. Rogério para reproduzir aqui no blog um dos trechos que mais gostei:

"Desde a descoberta da insulina (...),  o desenvolvimento tem levado a melhoria da qualidade de vida (...), principalmente no que tange ao grau de purificação desse hormônio vital para os diabéticos, erroneamente denominados insulinodependentes, pois todos os mamíferos são dependentes da insulina para o processo metabólico do açúcar no sangue." (Capítulo 7 - Tratamento: Insulinas)

Faz sentido! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário