A insulina biossimilar...

'Bio' o que??

De acordo com o estabelecido e definido pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, "biossimilares são os produtos biológicos registrados pela via de desenvolvimento por compatibilidade, que é a via regulatória utilizada por um produto biológico para obtenção de registro na qual foi utilizado o exercício de compatibilidade em termos de qualidade, eficácia e segurança, entre o produto desenvolvido para ser comparável e o produto biológico comparador".

Hein?
Em termos práticos, isso significa que são medicamentos similares aos já existentes no mercado (os sintéticos), comparáveis a estes, mas que tiveram sua patente expirada. A partir daí, outros laboratórios podem desenvolver os similares.

Mais...
Os biossimilares são produzidos a partir de células vivas de plantas, microorganismos, etc. e "são recomendados para o tratamento de doenças complexas, como câncer, doenças autoimunes, doenças inflamatórias", entre outras.
Se usados por via oral podem perder o efeito, por isso são sempre injetáveis.

E os testes??
Todos os laboratórios devem comprovar à ANVISA que seus biossimilares não há diferença no que se refere à qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos, conforme o estabelecido na Resolução RDC nº 55 de 16 de dezembro de 2010.



Nesse sentido, foi aprovado pela ANVISA o registro da primeira insulina biossimilar no Brasil: Basaglar.

Segundo os laboratórios responsáveis - Lilly e Boehringer Ingelheim - "é uma insulina glargina, basal (de longa ação), indicada para controlar os níveis elevados de açúcar no sangue em adultos e crianças com diabetes tipo 1 e adultos com diabetes tipo 2"



A nova insulina é de aplicação única no dia.
Segundo informado, ainda não tem uma data exata para a comercialização, porque ainda estão na fase de definição dos preços...
Previsão de alguns meses (assim que eu souber, divulgo por aqui!).

Para quem quiser mais detalhes ou tiver alguma dúvida mais específica, o telefone deles é 0800-701-0444.

Na torcida para que seja breve e se torne mais uma opção de tratamento para os docinhos!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueci!!

Sucos

Sobre o Diabetes