Pra deixar o corpo são!

Bom dia 2015! 
Bom dia Janeiro!

Depois dos dias de festas, quando vale uma 'licença poética' para aproveitar as muitas delícias (com cuidado e monitorando o docinho devidamente), é preciso puxar o freio e voltar a atenção para alimentação equilibrada novamente.  

Por isso, convidei a Nutricionista Flavia Marques de Castro, minha querida amiga, para nos orientar e ajudar neste processo.

Para começar, ela nos diz porque é importante desintoxicar depois de alguns excessos: "A alimentação nesse período muitas vezes é rica em gordura, alimentos processados como embutidos, enlatados e conservas, farinha branca e açúcar, sobrecarregando o funcionamento do fígado e intestino." 

A seguir, a recomendação de "alguns alimentos que potencializam o funcionamento desses órgãos e favorecem a eliminação das substancias que são nocivas ao organismo":

Limão: contém terpenos (uma classe de substancias naturais) que melhoram o funcionamento hepático.

Gengibre: Melhora o processo digestivo. Rico em antioxidantes e gingerol que ajuda a eliminar as toxinas. Em forma de chá pode ser consumido na quantidade de 50 ml após às refeições para favorecer a digestão. Também pode ser adicionado à sucos de frutas ou ralado nas saladas.

Chá verde: Rico em polifenóis sendo um poderoso antioxidante, reforçando o funcionamento do sistema imunológico. Deve-se evitar ingerir logo após às refeições pois contém alguns fatores antinutricionais.

Chá de Hibisco: Rico em minerais e tem propriedades diuréticas, além de fibras que favorecem o trânsito intestinal.

Própolis: contém flavonóides que melhoram o processo de destoxificação.

Couve: Os glicosinolatos presentes na couve favorecem o metabolismo hepático.

Cúrcuma: também conhecida como açafrão da terra, contém a curcumina, que tem efeito antioxidante e antiinflamatório.

Arroz integral: fonte de fibras, zinco e vitaminas do Complexo B. Repõe a energia favorecendo a recuperação do organismo, melhora o funcionamento intestinal e tem ação antioxidante devido a presença de compostos fenólicos.

Não tem mistério... a maioria se enquadra nos itens de consumo do dia a dia, fáceis de encontrar nos mercados ou restaurantes.
Agora e só caprichar nas refeições e voltar aos bons hábitos!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueci!!

Sucos

Sobre o Diabetes