Para além dos carboidratos...


Já citei o tal 'índice glicêmico' por aqui algumas vezes, e em todas elas eu penso sempre que preciso fazer um post específico sobre isso.... Sei os benefícios que um alimento com IG adequado podem trazer.

Chegou a hora de difundir esta informação, com a ajuda da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ).

Conforme explicado pela Nutricionista da ADJ, "o índice glicêmico é um índice que expressa a velocidade de digestão e absorção de carboidratos. Ele pode ser um importante indicador da resposta do alimento no impacto da glicemia."

Mais: "Para a aplicação prática do IG é utilizada a carga glicêmica (CG) que quantifica os efeitos glicêmicos de uma porção do alimento. Ela representa a combinação da qualidade com a quantidade do carboidrato consumido."

Significa que alimentos com uma CG menor são digeridos mais lentamente. Com isso, ajudam a manter a glicemia equilibrada, sem picos. E nem sustos!

Uma coisa que minha Nutri me explicou e facilitou a compreensão sobre o índice e a carga glicêmicos, é que um alimento que já foi processado tem um IG maior. Por exemplo, uma colher de batata é melhor do que uma colher de purê de batatas. Isto porque o purê concentra um quantidade maior de batatas, além de ser absorvido mais rápido pelo organismo.

Alguns exemplos de frutas, legumes e comidas normalmente presentes nas nossas refeições e lanchinhos diários:


Esta tabelinha é de uma instituição americana, mas no Brasil, a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, elaborada pela equipe da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP no Projeto Integrado de Composição de Alimentos, do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimenta da. também traz uma lista com a indicação da quantidade de carboidratos, fibra alimentar, resposta glicêmica e vitaminas, entre outros indicadores.

Vale a consulta.
E vale mais ainda tirar proveito. Eu já testei e vi que realmente faz diferença!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueci!!

Sucos

Sobre o Diabetes