Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

09 outubro, 2015

Sobre(o)peso...

11/10: Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Dia disso, dia daquilo.
Sim, é isso mesmo.
É preciso chamar a atenção para problemas que vem sendo cada vez mais responsáveis por trazer uma baixa qualidade de vida às pessoas e por trazer grandes riscos à saúde.

Vivemos num país onde ser um bebê gordinho era bonitinho e significava ser saudável.

Com a correria de trabalho, casa, família, (pouco) tempo para o lazer, a comida rápida e industrializada substituiu aquelas feitas na hora da refeição, com ingredientes frescos.
Não tem culpa e nem julgamento, é somente uma constatação.
Eu mesma, tendo um dia a dia relativamente tranquilo, tenho meus momentos de ligar e pedir alguma coisa pronta e prática para comer!

O fato é que repetindo esses hábitos com muita frequência e sem dedicar alguns minutos para as atividades físicas, a obesidade vem tomando conta.
O que muita gente ainda não sabe é que obesidade é uma doença.

Foi pensando nisso tudo aí que a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - SBEM, junto com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica - ABESO, estabeleceu esta data, que serve como um ponto de partida para chamar a atenção para a gravidade e seriedade da questão, e também ajudar a prevenir: "entre as orientações da campanha de alerta estão alimentar-se melhor, fazer exercício, beber agua e ter uma boa noite de sono".
Segundo estas instituições, um sintoma que é fácil perceber é o aumento gradual da circunferência abdominal, já que "reflete, de forma indireta, o conteúdo de gordura entre os órgãos da região".

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o limite de circunferência para homens deve ser de 94cm e para mulheres 80cm.
Ainda, a obesidade agrava os riscos de pessoas desenvolverem diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardíacas.

Para dar a real noção do impacto desse mal moderno, a estimativa atual é de que 60% da população do Brasil está com sobrepeso ou obesa!! Mais: a cada ano aumenta o número de crianças diagnosticadas com obesidade infantil (em 2013, o documentário 'Muito Além do Peso' já trazia este alerta!).

Fica o alerta!
Converse com seus amigos, sua família, chame a atenção de algum(a) querido(a) próximo que você ache que precise mudar a rotina e se dedicar mais a saúde.

Na página da SBEM e da ABESO tem muito mais detalhes e informações sobre como prevenir e combater a obesidade, vale conferir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário