Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

07 abril, 2015

Pra ser de Saúde e Educação!!

No Dia Mundial da Saúde deixo meu desejo por mais acesso à saúde de qualidade e por um tempo o significado não seja somente curar doenças.
O desejo por viver bem, com ou sem qualquer condição que requeira atenção específica. O desejo por mais informação sempre...
Prevenção também é cuidado!
E pela Educação em Diabetes todos os Dias!!

Por aqui, sigo correndo atrás do meu caminho - foco na meta.

Hoje, parecendo até que foi combinado para ser nesta data, foi iniciada a 28ª edição do curso Educando Educadores, coordenado pela Associação de Diabetes Brasil (ADJ) e pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), com reconhecimento da Federação Internacional de Diabetes (IDF).

O curso objetiva certificar profissionais como Educadores em Diabetes, para atuar em conjunto com a rede de especialistas de saúde e o paciente. De forma mais clara, repito o que foi apresentado hoje pela Coordenadora do Curso, Psicóloga e Educadora Dra. Graça Camara: "o objetivo da educação em diabetes é preparar as pessoas para as suas escolhas".

Cerca de 1.500 Educadores já participaram no Brasil e se tem notícias de Secretarias de Saúde de diversos municípios solicitando a qualificação.

Que este número cresça, assim como a consciência em relação à importância da educação em saúde, de maneira geral.

Mesmo como observadora, no primeiro dia consegui entender e aprender bastante coisa e perceber (na verdade, confirmar) que quanto mais conhecimento acerca do diabetes, dos tratamentos, dos cuidados necessários, mais fácil será conviver com a doçura.

Durante a semana vou contando mais sobre o Curso e sobre o lado absolutamente positivo da ação dos Educadores... Enquanto isso, deixo mais uma frase que ouvi durante uma das aulas: "o Educador ajuda o paciente a construir o desejo de mudança".

Para não esquecer: diabetes não é sentença!


Nenhum comentário:

Postar um comentário