Pra ser de Saúde e Educação!!

No Dia Mundial da Saúde deixo meu desejo por mais acesso à saúde de qualidade e por um tempo o significado não seja somente curar doenças.
O desejo por viver bem, com ou sem qualquer condição que requeira atenção específica. O desejo por mais informação sempre...
Prevenção também é cuidado!
E pela Educação em Diabetes todos os Dias!!

Por aqui, sigo correndo atrás do meu caminho - foco na meta.

Hoje, parecendo até que foi combinado para ser nesta data, foi iniciada a 28ª edição do curso Educando Educadores, coordenado pela Associação de Diabetes Brasil (ADJ) e pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), com reconhecimento da Federação Internacional de Diabetes (IDF).

O curso objetiva certificar profissionais como Educadores em Diabetes, para atuar em conjunto com a rede de especialistas de saúde e o paciente. De forma mais clara, repito o que foi apresentado hoje pela Coordenadora do Curso, Psicóloga e Educadora Dra. Graça Camara: "o objetivo da educação em diabetes é preparar as pessoas para as suas escolhas".

Cerca de 1.500 Educadores já participaram no Brasil e se tem notícias de Secretarias de Saúde de diversos municípios solicitando a qualificação.

Que este número cresça, assim como a consciência em relação à importância da educação em saúde, de maneira geral.

Mesmo como observadora, no primeiro dia consegui entender e aprender bastante coisa e perceber (na verdade, confirmar) que quanto mais conhecimento acerca do diabetes, dos tratamentos, dos cuidados necessários, mais fácil será conviver com a doçura.

Durante a semana vou contando mais sobre o Curso e sobre o lado absolutamente positivo da ação dos Educadores... Enquanto isso, deixo mais uma frase que ouvi durante uma das aulas: "o Educador ajuda o paciente a construir o desejo de mudança".

Para não esquecer: diabetes não é sentença!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueci!!

Um balanço semestral...

A diferença que traz dúvida...