Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

03 junho, 2014

"para alcançar, ensinar e curar"


No primeiro post da DBlogWeek falei sobre o Educador em Diabetes.
O quanto eu considero o trabalho feito por eles...

Fui saber sobre o papel do Educador no Congresso, porque por aqui nunca ouvi falar sobre qualquer trabalho realizado por estes Educadores - nem durante as campanhas do Dia Mundial do Diabetes há divulgação, o que é uma pena.

Se eu disser que não passou pela minha cabeça ser Educadora, seria uma mentira das bem grandes!

O fato é que para atuar como tal, é preciso ter formação em um curso superior na área de saúde e atuação prévia especificamente em diabetes, sem esquecer do Curso de Formação, que é certificado pela International Diabetes Federation (IDF).

 Numa busca por informações sobre o curso / qualificação de Educador em Diabetes, encontrei uma publicação antiga (de 2007) na qual se discutiam os critérios para formação do Educador. Entre eles se colocava a possibilidade do educador ser paciente de DM.
Mas, pelo visto, não passou...
Cheguei a questionar algumas instituições brasileiras que são autorizadas a formar educadores, se houve alguma evolução a este respeito, mas a posição que se mantém é de que apenas profissionais da área de saúde podem se inscrever.
Então, enquanto não consigo, me aproveito do que tenho ao alcance:
Um livro, gratuito, com orientacoes para os 'Educadores':
 Stories To Reach, Teach and Heal: A Guide for Diabetes Health Educators
(Junto com o livro, um CD com as histórias que serviram de base.)
É um guia para Educadores em Diabetes que parte de histórias reais, dividindo sabedorias e visando inspirar outras pessoas a desenvolverem sua própria maneira de lidar com o diabetes e se cuidar.

A publicação é do CDC - Centers for Disease, Control and Prevention (Centro para o Controle e Prevenção de Doenças), que tem como missão 'salvar vidas, proteger as pessoas e economizar recursos através da prevenção'.
 Como o livro é de graça, não há possibilidade de envio para o Brasil.
Mas, como tenho uma amiga indo para os Estados Unidos daqui a alguns meses, já pedi este grande favor e vou mandar entregar no hotel dela!
Agora é só esperar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário