O prato saudável...

Final de semana chegou e a tendência de colocar o pezinho na jaca e liberar geral na alimentação eventualmente chega junto.

Hoje, no meu caso particularmente, ainda tem casamento na família, o que aumenta a chance de ceder a tentação!

Todo mundo já sabe que uma alimentação desregrada - para qualquer pessoa, mas em especial para quem convive com o diabetes - pode prejudicar bastante… 

Pensando nisso e buscando dar uma melhor orientação, a Universidade de Idaho desenvolveu, com apoio de nutricionistas e Educadores em Diabetes, o programa 'O prato saudável do paciente diabetico', "que ensina os pacientes a planejar, de forma simples, adequada e consciente, suas refeições". 

Durante 4 aulas presenciais, os pacientes recebem informações relevantes sobre o diabetes - sintomas, tratamentos, cuidados - e são apresentados aos grupos alimentares, aprendendo na prática como deve ser um prato saudável e completo.

O ideal é dividir as porções conforme esta ilustração aí embaixo:

Não é muito diferente do que já é praticado e sugerido pelos especialistas, mas o bacana está na metodologia aplicada: por não ser absolutamente teórica, faz com que os pacientes aprendam já  praticando.
Isso faz com que, depois de participar do programa, todos lembrem o que fazer e como se alimentar bem, garantindo um controle melhor e maior da glicemia!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MiniMed 640G: Cena 7 - A decisão de parar...

Febre amarela: a gente - doce - pode se vacinar?

MiniMed 640G: Cena 1 - Bombando!