Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

03 maio, 2014

O prato saudável...

Final de semana chegou e a tendência de colocar o pezinho na jaca e liberar geral na alimentação eventualmente chega junto.

Hoje, no meu caso particularmente, ainda tem casamento na família, o que aumenta a chance de ceder a tentação!

Todo mundo já sabe que uma alimentação desregrada - para qualquer pessoa, mas em especial para quem convive com o diabetes - pode prejudicar bastante… 

Pensando nisso e buscando dar uma melhor orientação, a Universidade de Idaho desenvolveu, com apoio de nutricionistas e Educadores em Diabetes, o programa 'O prato saudável do paciente diabetico', "que ensina os pacientes a planejar, de forma simples, adequada e consciente, suas refeições". 

Durante 4 aulas presenciais, os pacientes recebem informações relevantes sobre o diabetes - sintomas, tratamentos, cuidados - e são apresentados aos grupos alimentares, aprendendo na prática como deve ser um prato saudável e completo.

O ideal é dividir as porções conforme esta ilustração aí embaixo:

Não é muito diferente do que já é praticado e sugerido pelos especialistas, mas o bacana está na metodologia aplicada: por não ser absolutamente teórica, faz com que os pacientes aprendam já  praticando.
Isso faz com que, depois de participar do programa, todos lembrem o que fazer e como se alimentar bem, garantindo um controle melhor e maior da glicemia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário