Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

04 dezembro, 2013

Classificação do dia: inspirador!

O tema que eu escolhi e no qual meu artigo foi inscrito fala por si só: Living with Diabetes / Vivendo com Diabetes. Mas eu não esperava que as palestras fossem tão direto ao ponto!

Não se trata de médicos passando orientações de como ter uma qualidade de vida melhor; trata-se de médicos e pacientes dividindo experiências e ensinando uns aos outros.

E essa parte de ensinar é bem no sentido literal da palavra... Todos os Educadores em Diabetes que ouvi deram um puxão de orelha nos especialistas no sentido de que realmente devem dedicar atenção e tempo ao paciente que estão atendendo... Que falem e expliquem, mas que acima de tudo escutem! Isso parece ser um tabu por aqui... O recado foi claro: "fale sobre o paciente com o paciente".

Tem que ser criada uma relação de confiança... Só assim é possível levar um tratamento à risca e sem medo.

Uma pequena observação: não precisei chegar na terra do Canguru pra aprender essa parte... Minha Super agiu assim desde o meu diagnóstico! (Para registro, mandei um email hoje para ela agradecendo e, por quê não,  sugerindo a ela que ensine como se faz!!)

O bacana ao longo do dia foi acompanhar as histórias de superação e melhora nos níveis de glicemia dos próprios palestrantes e também de quem estava assistindo e quis compartilhar a sua, e vê-los serem aplaudidos por tantos outros que também sabem o quanto vale cada conquista.

Inspirador, sem dúvida!

2 comentários:

  1. Parabéns Ju! Você é inspiração para muitos, dona moça!!!

    ResponderExcluir
  2. Lu!!! Obrigada amiga! <3

    ResponderExcluir