Classificação do dia: inspirador!

O tema que eu escolhi e no qual meu artigo foi inscrito fala por si só: Living with Diabetes / Vivendo com Diabetes. Mas eu não esperava que as palestras fossem tão direto ao ponto!

Não se trata de médicos passando orientações de como ter uma qualidade de vida melhor; trata-se de médicos e pacientes dividindo experiências e ensinando uns aos outros.

E essa parte de ensinar é bem no sentido literal da palavra... Todos os Educadores em Diabetes que ouvi deram um puxão de orelha nos especialistas no sentido de que realmente devem dedicar atenção e tempo ao paciente que estão atendendo... Que falem e expliquem, mas que acima de tudo escutem! Isso parece ser um tabu por aqui... O recado foi claro: "fale sobre o paciente com o paciente".

Tem que ser criada uma relação de confiança... Só assim é possível levar um tratamento à risca e sem medo.

Uma pequena observação: não precisei chegar na terra do Canguru pra aprender essa parte... Minha Super agiu assim desde o meu diagnóstico! (Para registro, mandei um email hoje para ela agradecendo e, por quê não,  sugerindo a ela que ensine como se faz!!)

O bacana ao longo do dia foi acompanhar as histórias de superação e melhora nos níveis de glicemia dos próprios palestrantes e também de quem estava assistindo e quis compartilhar a sua, e vê-los serem aplaudidos por tantos outros que também sabem o quanto vale cada conquista.

Inspirador, sem dúvida!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueci!!

Um balanço semestral...

A diferença que traz dúvida...