Associação de Diabetes Juvenil
Ouvi algumas vezes de conhecidos ou amigos dos amigos histórias sobre algum parente e pessoas próximas que tem dificuldade em lidar com crianças / adolescentes com diabetes.
Se para um adulto, consciente dos cuidados necessários para controlar as taxas de açúcar no sangue, nem sempre é fácil resistir às tentações e encarar um desafio qualquer que apareça com o tratamento, fico imaginando como deve ser complicado deixar claro para as crianças - e os já nem tão criança assim, mas que podem reagir com rebeldia - que eles têm uma doença crônica e que por causa disso vão ter que aprender a conviver com certas limitações.
E apesar de já ter citado a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) em um post aqui do blog, me dei conta que não havia divulgado quem eles são e o que fazem...
Pois então, nunca é tarde!
A ADJ foi criada por um grupo de pais de crianças e adolescentes diagnosticados com diabetes, para "promover a educação nesse campo para portadores, familiares, profissionais de saúde e comunidade".
Apesar de estarem em sua maioria em São Paulo, a Associação tem representantes em todas as regiões do Brasil.
Na associação os pacientes contam com médicos, enfermeiros e voluntários, que são responsáveis pelo atendimento gratuito e ainda realizam campanhas educativas.
Importante dizer: a ADJ é filiada à International Diabetes Federation.
Através do site é possível conhecer um pouco mais sobre a atuação deles.
E mais: tem dicas e informações - receitas, exercícios, grupos de apoio - que podem ajudar aos pais e responsáveis no dia-a-dia.
Comentários
Postar um comentário