A palavra que conta.

Que peso o diabetes tem!
É impressionante como até hoje a palavra, dita no momento do diagnóstico, vem acompanhada de medo, tensão, pavor. É até justificável, a contar pela falta de conhecimento e entendimento sobre a condição. Quando aconteceu comigo, nos idos de março de 2009, foi assim. O susto grande, a sensação de que aquilo não podia ser verdade, não fazia qualquer sentido. Uma realidade na qual passariam a fazer parte as agulhas e as injeções diárias?? Mais: que um corte poderia nunca cicatrizar e traria as piores consequências... Não é exagero, não. Eu não entendia nada sobre o diabetes e isso era tudo que eu ouvia a respeito dessa 'doença fatal'.

Imagina, aquilo não poderia ser para mim. Mas era! Só que não exatamente assim...
E foi o fato de ter me dado conta disso que mudou tudo.

Pesquisei, estudei, me informei, questionei e entendi. Passei da fase da negação sendo guiada pela informação, pela educação em diabetes; compreendendo a cada dia que posso viver bem com uma condição séria de saúde me acompanhando.

A questão é que pouco vejo sendo dito ou mostrado em relação à educação em diabetes. Algumas associações trabalham em cima disso, levam palestras e fazem encontros para explicar e mostrar mais e mais sobre autocuidado, sobre a importância de saber interpretar o que número mostrado no glicosímetro está dizendo, sobre os benefícios da rotina de atividades físicas... Mas no geral, quase tudo divulgado sobre o diabetes vem com uma carga negativa. Fazer uma matéria direcionada a quem "sofre com diabetes" é colocar a pessoa num patamar onde nada dá certo, onde nada funciona e nem pode ser bom.

Para usar esses termos, só se for uma referência à absurda e intermitente falta de insumos e tratamentos para quem precisa. Aí sim, daria todo o meu apoio! E digo que deveria ser estampado em capa de jornal, com letras garrafais.

É preciso - sempre - falar sobre diabetes, mas é preciso adequar a linguagem e os assuntos.
Exemplos não faltam... Tem diabetes no esporte, pelo mundo, na moda, entre grandes executivos, no samba. Tem diabetes e qualidade de vida. Tem diabetes e saúde sim!

Está na hora de readequar os textos. Pesquisem, perguntem, busquem pelas redes e pela vida e tenho certeza que serão encontrados muitos docinhos sem sofrimento algum. Quanto mais se mostra a realidade possível da boa convivência com a doçura, mais pessoas com diabetes passarão a acreditar que isso também pode ser para eles.
Vocês podem substituir o "sofre com diabetes" por "joga com diabetes", "dança com diabetes", "curte com diabetes", "viaja", "se cuida", "passeia"... Abram seus horizontes e revejam seus conceitos.
Adequem suas escritas, porque essa gente incrível e doce já vem readequando o pensamento e a vivência com a condição faz tempo!

Comentários

Postagens mais visitadas

De cabeceira: (pra ler e ampliar os horizontes)

  • Alimentos Mágicos para controlar sua glicose (Seleções)
  • Balancing Diabetes (Kerri Sparling)
  • Comida que cuida - o prazer na mesa e na vida de quem tem diabetes
  • Diabetes - Conheça mais e viva melhor (Mark Barone)
  • Diabetes dia-a-dia (Rogério F. Oliveira)
  • EatingWell Diabetes Cook Book (Joyce Hendley)
  • O Futuro do Diabetes (Carlos Eduardo Barra Couri)
  • Receitas Rápidas para o controle do diabetes (Louise Blair e Norma McGough)
  • Sem Açúcar com Afeto (Sonia Hirsch)
  • Straight to the Point - A Guide for Adults living with Type 1 Diabetes (JDRF)
  • Tenho Diabetes Tipo 1, e agora? (Mark Barone)
  • The Little Diabetes Book you need to read (Michael A. Weiss e Martha M. Funnell)
  • The Ultimate Guide to Accurate Carb Counting (Gary Scheiner)
  • Think like a Pancreas (Gary Scheiner)