Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

04 novembro, 2016

Pra contar a doçura!

Já expliquei aqui no IP sobre a contagem de carboidratos... É um recurso que acaba trazendo mais liberdade para a gente, na hora de comer, e também ajuda a termos um melhor controle das glicemias.

Há pouco tempo, a Roche lançou um curso para Contagem de Carboidratos, online e de graça, que é bem objetivo e didático.
Você pode assistir direto pelo site (--> aqui) ou, se preferir, fazer o download de todo o conteúdo!

A apresentação é feita pelo 'Dr. Accu-Chek' e o primeiro destaque importante que ele faz é que este processo nos ajuda a "compreender o que estamos consumindo a cada refeição para controlar os níveis de glicemia constantemente".
Lembro que entre os carboidratos mais conhecidos estão o pão, as massas, arroz, os doces. Não podemos esquecer também que as frutas e os sucos contém carboidratos e precisam ser consumidos com moderação!
"A contagem dos carboidratos é uma terapia nutricional na qual se leva em conta os gramas de carboidratos consumidos nas refeições e lanches intermediários. Ao saber como contar carboidratos, nós temos mais variedade para escolher o que queremos comer, além de controlar a glicemia com mais precisão e permitir a adequação da terapia com insulina à alimentação realizada".

Uma dica pessoal: na hora de fazer a contagem de carboidratos de cada refeição, inclua só o que for consumir mesmo!! Uma vez, coloquei na conta a sobremesa que eu tinha me interessado, mas no final das contas eu acabei não aguentando. O que aconteceu é que, como eu tinha tomado a dose de insulina para jantar + sobremesa, tive uma baita hipoglicemia durante a madrugada.

Nesta aula do Dr. Accu-Chek são apresentadas algumas regras para o cálculo da dose de insulina necessária para correção. Mas são apenas linhas gerais, afinal esta definição deve ser feita especificamente para cada um, pelo médico que acompanha o tratamento.

Medir a glicemia antes e depois das refeições é parte fundamental deste processo. No começo parece difícil e chato, mas depois a contagem acaba se tornando um procedimento mais simples e que traz muitas vantagens.
A ação de verificar os rótulos e avaliar a quantidade de carboidratos por porção de cada alimento vai se tornando hábito mais rápido do que a gente pensa.

Para reforçar, vale consultar o Manual de Contagem de Carboidratos da Sociedade Brasileira de Diabetes (a tabela de alimentos é bem extensa).

Eu uso a técnica e recomendo!








Nenhum comentário:

Postar um comentário