Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

17 junho, 2012

Torrado e moído!


Muito já foi dito por aí sobre o que faz bem e o que faz mal pra saúde... de tempos em tempos, alimentos saem do posto de vilão para o de mocinho e vice-versa!

Vinho, ovo, chocolate... e agora é a vez do café.

Num post aqui no blog sobre os alimentos que ajudam no controle da glicemia, ele já aparecia, sendo indicado principalmente para quem tem DM2.

Em março deste ano, uma matéria do jornal O Globo chamou a atenção para os benefícios do café no combate ao câncer e ao diabetes.

De acordo com a notícia, um estudo publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition, no qual 42 mil pessoas tiveram acompanhamento por um período de nove anos, "revelou que entre os bebedores de café as chances de desenvolver diabetes são 23% menores".

Entre os benefícios listados, vale destacar:

"Entre os diabéticos, a bebida reduz a mortalidade. Isto porque favorece a entrada da glicose na célula. O perigo, como se sabe, é quando o açúcar fica circulando no sangue."

"Entre os consumidores dos grãos de torra escura (o mais comum no Brasil), o efeito sobre a pressão e os batimentos não foi observado, num estudo do Incor de São Paulo."

"Estudos sugerem que ele pode proteger áreas do cérebro danificadas em doenças como Alzheimer e Parkinson."

Dito isso... vai um cafezinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário