Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

24 fevereiro, 2011

Higiene das mãos

Eu tenho o hábito de higienizar as mãos antes de medir a glicemia, mas as vezes em vez de lavar as mãos passava álcool-gel.

Pois descobri que isso não funciona.

Pesquisadores da revista Diabetes Care e da Juntendo University Graduate School of Medicine de Tóquio realizaram um estudo específico sobre a influencia dos resíduos de açúcar nas mãos e mostraram que há influência no resultado da glicose registrada.
As mãos devem sempre ser lavadas em água corrente antes do procedimento de monitorização da glicose.

Um resultado falso pode levar ao uso desnecessário de insulina, para corrigir uma glicemia que aparentemente está alta, mas que na verdade está errada.


Fiz o teste e comprovei... após lavar as mãos, a glicose registrada foi 32 mg/dL menor!

3 comentários:

  1. Nossa, vou falar isso pro meu Pai!!!

    ResponderExcluir
  2. Nunca tive conhecimento deste fato. Vou passar a usar este procedimento para sentir o resultado.Talvez tenha resposta para alguns descontroles inesplicaveis.

    ResponderExcluir
  3. Cla e Johny, também fiquei surpresa com a diherença e principalmente em saber que só o álccol gel não tira os resíduos...
    Tomara que seja a resposta pros descontroles, Johny!

    ResponderExcluir