Pra ajudar a ficar de bem com o diagnóstico...

4 anos atrás fiz um post aqui falando sobre o Programa de Bem com a Vida, da Accu-Chek.
Na época, eu fazia uma crítica, na realidade, ao programa que funciona com um acúmulo de pontos a cada compra efetuada e que gerarão descontos posteriores. Por que a crítica?
Porque as farmácias cadastradas naquele momento praticavam preços bem mais altos que os encontrados em outros locais!

Nunca cheguei a me cadastrar e não soube depois se tinham novos estabelecimentos participando ou se os preços estavam mais adequados.
Mas a questão agora é que o Programa vai ser descontinuado a partir de dezembro de 2017. Desde janeiro não estão mais pontuando e o resgate de pontos em prêmios só será permitido até o final deste ano.

A notícia boa é que o portal segue no ar e vale a pena dar uma olhadinha.
O Portal De Bem com a Vida tem muitas dicas, orientações sobre os produtos da Accu-Chek, receitas, depoimentos, informações sobre exercícios físicos e nutrição e um guia simples e bacana para que foi recém diagnostico.

Achei super legal a ideia do guia. Lembro bem como foi comigo que, por falta de entendimento e qualquer conhecimento sobre o diabetes, me apavorei quando ouvi que precisaria tomar insulina!
Logo depois, a cabeça fervendo com tanta coisa que eu deveria fazer e ajustar a partir do diagnóstico inesperado... Por isso, gostei e divulgo a leitura.

É gratuito (download por aqui), de fácil compreensão e pode ajudar a acalmar os ânimos já num primeiro momento.
Destaco alguns trechinhos que achei importante:
--> O diabetes mellitus é uma condição para toda a vida, que ocorre porque há excesso de açúcar em seu sangue. Isso acontece ou porque não está sendo produzida insulina pelo organismo, ou porque a insulina produzida não está sendo usada adequadamente.

--> Manter o nível adequado de glicemia é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para evitar complicações sérias do diabetes. Por isso, é importante medir a glicemia regularmente.

--> A glicemia normal em jejum não deverá ultrapassar 100mg/dL; Duas horas após uma refeição, a glicemia não deverá ultrapassar 140mg/dL. 
(recomendações IDF - Federação Internacional de Diabetes)

--> Você não precisará eliminar doces e chocolates da sua vida completamente, desde que você esteja consciente de que todas as pessoas devem ingerir alimentos doces com moderação, tendo ou não diabetes.

--> Ao realizar uma atividade física, o organismo usa o açúcar do sangue mais depressa. Os exercícios físicos devem ajudar a manter os níveis de glciemia sob controle.

--> Amigos e parentes podem dar apoio e compreensão. 
(este eu faço questão de destacar, porque ajuda muito! divida seus medos, suas conquistas, seus aprendizados... ter as pessoas que estão à nossa volta dando suporte nos torna mais confiantes.)

Para você que é novo nesse vasto mundo doce, deixo um único conselho: calma. Tudo vai ficar bem!
Acredite. Não desanime!
Pergunte o que quiser e precisar aos seus médicos.
Questione sempre.
Quanto mais a gente sabe sobre a nossa condição, melhor vai ser o nosso controle e a qualidade de vida.

É sim uma doença crônica, mas existe tratamento e com os cuidados devidos a vida segue bem e feliz!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueci!!

Sucos

Sobre o Diabetes