Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

28 abril, 2016

Pela luz dos olhos meus...

A gente ouve falar bastante em retinopatia diabética mas, afinal, o que é isso?

Partindo do conceito do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), é quando ocorre um depósito anormal de material nos vasos sanguíneos da retina, região conhecida também como 'fundo de olho', causando estreitamento ou bloqueio destes vasos (mais detalhes aqui).

Esta é uma das complicações que podem vir a ocorrer quando há um descontrole glicêmico por um longo período. Por isso é muito importante que todos os dias a gente mantenha o foco e o cuidado necessário com a doçura.

A retinopatia é séria e pode levar até à uma situação de perda da visão...

A melhor maneira de evitar é mesmo a prevenção. Manter o tratamento em dia, com as doses de insulina corretas, o monitoramento frequente das glicemias, uma alimentação equilibrada... nada que a gente não saiba, mas coisas que não podem ser deixadas de lado nem naqueles dias de preguiça e chatice máxima que acontecem!

Mas a prevenção direta vem através da consulta com um oftalmologista.

Hoje foi a minha vez! Era para eu ter ido em dezembro, na verdade, mas tive um problema em casa (um cano estourado que deixou minha sala alagada!!!) e acabei não remarcando logo.





Enfim, exames feitos.

Leitura de longe - leitura de perto - colírio de cá - colírio de lá, minha oftalmo mediu a pressão nos olhos e dilatou minha pupila para verificar o 'fundo de olho' (este exame é conhecido como fundoscopia).

Notícias excelentes de lá: a pressão está ótima e a fundoscopia normal!!

No mais, uma miopia bem pequena no olho direito, que não causa qualquer impacto.






Aqui no Rio, a UADERJ (União das Associações do Estado do Rio de Janeiro) tinha um projeto bem bacana: Oftalmologista Amigo do Jovem Diabético. O objetivo era o cadastro de pessoas com diabetes e sem plano de saúde para atendimento gratuito. Eu estou tentando contato com eles para confirmar se o Programa ainda está em funcionamento, mas por enquanto não tive retorno.

É isso... sem mito, sem pânico.
Seguindo as orientações médicas e mantendo a velha fórmula [ tratamento + boa alimentação + exercícios + conhecimento ], a gente segue bem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário