Pela luz dos olhos meus...

A gente ouve falar bastante em retinopatia diabética mas, afinal, o que é isso?

Partindo do conceito do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), é quando ocorre um depósito anormal de material nos vasos sanguíneos da retina, região conhecida também como 'fundo de olho', causando estreitamento ou bloqueio destes vasos (mais detalhes aqui).

Esta é uma das complicações que podem vir a ocorrer quando há um descontrole glicêmico por um longo período. Por isso é muito importante que todos os dias a gente mantenha o foco e o cuidado necessário com a doçura.

A retinopatia é séria e pode levar até à uma situação de perda da visão...

A melhor maneira de evitar é mesmo a prevenção. Manter o tratamento em dia, com as doses de insulina corretas, o monitoramento frequente das glicemias, uma alimentação equilibrada... nada que a gente não saiba, mas coisas que não podem ser deixadas de lado nem naqueles dias de preguiça e chatice máxima que acontecem!

Mas a prevenção direta vem através da consulta com um oftalmologista.

Hoje foi a minha vez! Era para eu ter ido em dezembro, na verdade, mas tive um problema em casa (um cano estourado que deixou minha sala alagada!!!) e acabei não remarcando logo.





Enfim, exames feitos.

Leitura de longe - leitura de perto - colírio de cá - colírio de lá, minha oftalmo mediu a pressão nos olhos e dilatou minha pupila para verificar o 'fundo de olho' (este exame é conhecido como fundoscopia).

Notícias excelentes de lá: a pressão está ótima e a fundoscopia normal!!

No mais, uma miopia bem pequena no olho direito, que não causa qualquer impacto.






Aqui no Rio, a UADERJ (União das Associações do Estado do Rio de Janeiro) tinha um projeto bem bacana: Oftalmologista Amigo do Jovem Diabético. O objetivo era o cadastro de pessoas com diabetes e sem plano de saúde para atendimento gratuito. Eu estou tentando contato com eles para confirmar se o Programa ainda está em funcionamento, mas por enquanto não tive retorno.

É isso... sem mito, sem pânico.
Seguindo as orientações médicas e mantendo a velha fórmula [ tratamento + boa alimentação + exercícios + conhecimento ], a gente segue bem!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueci!!

Sucos

Sobre o Diabetes