Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

26 novembro, 2014

Guia Alimentar para a População Brasileira


No início deste mês foi lançado pelo Ministério da Saúde o Guia Alimentar para a População Brasileira.
O objetivo?
"...oferecer à população brasileira informação sobre alimentação saudável para promoção da saúde e prevenção das doenças crõnicas cuja associação com sobrepeso / obesidade, consumo excessivo de alimentos processados e ultra processados têm sido verificada pela literatura científica".

O diferencial é que este guia aborda a alimentação sem considerar somente um ou outro nutriente, mas levando em conta também as questões sociais e culturais, a forma de preparo e a combinação dos alimentos.

Com um país do tamanho do nosso e com tantas particularidades de cada região, isso é fundamental.

Além disso, faz um alerta para o consumo de alimentos processados (industrializados) em substituição aos alimentos naturais (arroz, feijão, legumes, frutas...).

O acesso e o download são gratuitos e estão disponíveis através da página da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Vale a pena dar uma olhada e entender um pouco mais sobre a importância de uma refeição equilibrada para manter uma boa qualidade de vida e até mesmo um bom controle das glicemias!


Nenhum comentário:

Postar um comentário