Doce Novembro...

Começou!
Mais um novembro. 30 dias pela frente para falar sobre o diabetes que, por incrível que pareça, ainda é pouco conhecido a fundo.

Qual o problema nisso?
O problema é que por não conhecer os sintomas, não conhecer as causas e a consequências, pode-se estar deixando passar sinais importantes e que estão indicando que tem alguma coisa errada.

Desde que comecei a presar atenção nesse vasto mundo doce, este ano é o que eu mais percebo ações no sentido de chamar atenção para a importância de cuidar e entender sobre a condição.
E este chamado tem acontecido da maneira que, pelo menos na minha opinião, é a melhor... Em vez de ficar só no "ao indentificar os sintomas procure um médico", o alerta envolve o interessado em todo o processo, explicando porque é preciso manter a alimentação saudável, porque é preciso seguir os tratamentos à risca, porque é preciso controlar a glicemia.
A educação em diabetes está se tornando uma parte fundamental do tratamento. O paciente passa a entender cada um dos passos que vão fazer com que ele tenha uma vida sem complicações.

Nunca é tarde para aprender (nem para ensinar!).
Pergunte, leia, tire dúvidas. Seja com o seu médico, com um amigo ou através dos sites das associações e Sociedades especializadas.
O conhecimento é um dos 'remédios' mais eficazes!
Vamos juntos!!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esqueci!!

Sucos

Sobre o Diabetes