Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

01 novembro, 2014

Doce Novembro...

Começou!
Mais um novembro. 30 dias pela frente para falar sobre o diabetes que, por incrível que pareça, ainda é pouco conhecido a fundo.

Qual o problema nisso?
O problema é que por não conhecer os sintomas, não conhecer as causas e a consequências, pode-se estar deixando passar sinais importantes e que estão indicando que tem alguma coisa errada.

Desde que comecei a presar atenção nesse vasto mundo doce, este ano é o que eu mais percebo ações no sentido de chamar atenção para a importância de cuidar e entender sobre a condição.
E este chamado tem acontecido da maneira que, pelo menos na minha opinião, é a melhor... Em vez de ficar só no "ao indentificar os sintomas procure um médico", o alerta envolve o interessado em todo o processo, explicando porque é preciso manter a alimentação saudável, porque é preciso seguir os tratamentos à risca, porque é preciso controlar a glicemia.
A educação em diabetes está se tornando uma parte fundamental do tratamento. O paciente passa a entender cada um dos passos que vão fazer com que ele tenha uma vida sem complicações.

Nunca é tarde para aprender (nem para ensinar!).
Pergunte, leia, tire dúvidas. Seja com o seu médico, com um amigo ou através dos sites das associações e Sociedades especializadas.
O conhecimento é um dos 'remédios' mais eficazes!
Vamos juntos!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário