Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

25 dezembro, 2012

Here comes the sun!!



Verão, praia, calor, sol sempre por aí dando suas caras e fazendo os dias mais bonitos.

Todo mundo sabe que protetor solar deve ser usado todos os dias e todo mundo sabe também os melhores horários para se expor ao sol.

Tá, nem sempre isso é respeitado à risca...

Mas a boa notícia é que um pouquinho de sol "in natura" faz bem.
Ele é fonte direta de vitamina D (representa 90% de tudo que absorvemos).

E sabe porque isso é relevante?

Conforme publicado este ano, "um novo estudo americano revela uma possível ligação entre baixos níveis de vitamina D e a síndrome metabólica, doença que altera as taxas de glicose, triglicérides, colesterol, pressão e peso (...)."
Portanto, pra ajudar a controlar o diabetes tipo 1 também é super favorável!

O recomendado pelos pesquisadores é a exposição ao sol por um período entre 15 e 20 minutos, sem proteção solar ("fatores de proteção acima de 8 já impedem a absorção da substância") antes das 10h. O ideal é que isso aconteça pelo menos 3 vezes por semana.

Outras fontes de vitamina D (os 10% restantes) são peixes (salmão, atum), ovo, fígado, bebidas de soja e cereais matinais.

Para se entender a importância da vitamina D para a saúde, hoje ela é o ponto focal de um tratamento - não reconhecido e considerado pela maioria dos médicos ainda como experimental - contra esclerose múltipla.

Neste casos, as pesquisas sugerem "que a prevalência da doença é mais alta em países distantes da linha do Equador, com incidência solar mais baixa, onde a população produz menos vitamina D".

Daniel Cunha, jornalista e um dos pacientes que estão em tratamento com o Neurologista Cícero Galli Coimbra, da Universidade Federal de São Paulo, fez um documentário sobre o assunto: Vitamina D - Por uma outra terapia.
Eu recomendo!

Superação e acima de tudo confiança. Histórias reais de superação e fé!

"Here comes the sun... and I say: it's all right!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário