Consulta Pública: tratamento para Retinopatia Diabética

A retinopatia diabética é umas das complicações que mais atinge as pessoas que convivem com a condição. Já falei sobre isso por aqui...
Os tratamentos disponíveis são invasivos e nem sempre há a garantia de conseguir parar a evolução desta complicação, uma vez que ela tenha sido diagnosticada.


Atualmente, a CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) está com uma consulta pública no ar, sobre a proposta de incorporação do medicamento AFLIBERCEPTE para o tratamento de pacientes com edema macular diabético - EMD (acúmulo de líquidos em uma região do olho chamada mácula). A posição da instituição é manter o tratamento com o uso de laser (fotocoagulação e pan-fotocoagulação), em vez de incluir o novo medicamento fabricado pela Bayer.


- Mas qual é a diferença?
O tratamento realizado hoje em dia (laser) visa impedir ou diminuir a velocidade de evolução do EMD; O novo tratamento proposto será com a aplicação de injeções intraoculares de aflibercepte, que atua "bloqueando a atividade de fator de crescimento endotelial vascular", ou seja, impede a formação de novos edemas na retina.


Porém, pelo custo mais alto deste medicamento em relação ao tratamento que vem sendo utilizado leva a CONITEC a não concordar com a incorporação. Por isso, é importante a participação da sociedade respondendo a Consulta Pública, DISCORDANDO da posição da CONITEC.
O custo maior indicado por eles com o gasto para compra do medicamento pode representar um custo futuro bem menor em termos de tratamento de pessoas com retinopatia, sem contar a promoção de qualidade de vida dos pacientes.


A participação é através de formulário online, direto na página da CONITEC:
Formulário para a Sociedade em Geral
Formulário para Médicos / Profissionais de Saúde


Os Relatórios de análise da proposta também estão disponíveis para consulta:
Relatório Técnico
Relatório para a Sociedade


De acordo com os estudos clínicos realizados, os resultados são significativos e demonstram eficácia na reversão da perda de visão nos pacientes que haviam desenvolvido a complicação!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Menos Preocupação = Mais Alívio"

Uma 'fábrica de vida' na Dinamarca...

Monitoramento constante... ligação direta!