Consulta Pública: Protocolos de Saúde para DM1.

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS - CONITEC - lançou uma nova consulta pública relacionada ao diabetes.
Desta vez, o foco é direto nos protocolos clínicos que orientam os tratamentos para o diabetes tipo 1 no Sistema Único de Saúde.

Para entender:
Conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde, os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) "têm o objetivo de estabelecer claramente os critérios de diagnóstico de cada doença, o algoritmo de tratamento das doenças com as respectivas doses adequadas e os mecanismos para o monitoramento clínico em relação à efetividade do tratamento e supervisão de possíveis efeitos adversos".

Na consulta atual, o que a CONITEC busca é avaliar o que a sociedade julga pertinente para atualização dos tratamentos para o DM1 em relação ao que se tem hoje. Conforme resultado e posicionamento, os protocolos deverão ser atualizados e o tratamento incorporado dentro do que o SUS deve oferecer aos pacientes.

Para esta consulta, a CONITEC "sugere que os análogos de insulina curta duração sejam usados em pacientes com DM tipo 1 que mais provavelmente se beneficiarão de seu uso (...)."

Conforme destacado no Relatório da CONITEC, "a atualização dos PCDT será baseada em evidências científicas, o que quer dizer que levará em consideração os critérios de eficácia, segurança, efetividade e custo-efetividade das intervenções de saúde recomendadas". 
Na prática, isso significa a atualização dos protocolos para o tratamento do diabetes tipo 1 incluindo as insulinas de ação rápida do tipo aspart, lispro e glulisina (encontradas comercialmente como NovoRapid, Humalog e Apidra, respectivamente).


Basta clicar neste link e preencher o formulário.
Qualquer pessoa pode participar desta consulta: paciente, amigos, familiares, profissionais de saúde, especialistas...

O prazo final é 17 de outubro e a participação é muito importante!!
Seja você paciente, cuidador, amor, amigo, interessado... quem acompanha um docinho de perto já sabe o que ajuda a garantir dias melhores nessa convivência com o diabetes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Febre amarela: a gente - doce - pode se vacinar?

De um dia azul...

Uma dose de insulina, outra de confiança...