Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

28 setembro, 2017

Consulta Pública: Protocolos de Saúde para DM1.

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS - CONITEC - lançou uma nova consulta pública relacionada ao diabetes.
Desta vez, o foco é direto nos protocolos clínicos que orientam os tratamentos para o diabetes tipo 1 no Sistema Único de Saúde.

Para entender:
Conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde, os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) "têm o objetivo de estabelecer claramente os critérios de diagnóstico de cada doença, o algoritmo de tratamento das doenças com as respectivas doses adequadas e os mecanismos para o monitoramento clínico em relação à efetividade do tratamento e supervisão de possíveis efeitos adversos".

Na consulta atual, o que a CONITEC busca é avaliar o que a sociedade julga pertinente para atualização dos tratamentos para o DM1 em relação ao que se tem hoje. Conforme resultado e posicionamento, os protocolos deverão ser atualizados e o tratamento incorporado dentro do que o SUS deve oferecer aos pacientes.

Para esta consulta, a CONITEC "sugere que os análogos de insulina curta duração sejam usados em pacientes com DM tipo 1 que mais provavelmente se beneficiarão de seu uso (...)."

Conforme destacado no Relatório da CONITEC, "a atualização dos PCDT será baseada em evidências científicas, o que quer dizer que levará em consideração os critérios de eficácia, segurança, efetividade e custo-efetividade das intervenções de saúde recomendadas". 
Na prática, isso significa a atualização dos protocolos para o tratamento do diabetes tipo 1 incluindo as insulinas de ação rápida do tipo aspart, lispro e glulisina (encontradas comercialmente como NovoRapid, Humalog e Apidra, respectivamente).


Basta clicar neste link e preencher o formulário.
Qualquer pessoa pode participar desta consulta: paciente, amigos, familiares, profissionais de saúde, especialistas...

O prazo final é 17 de outubro e a participação é muito importante!!
Seja você paciente, cuidador, amor, amigo, interessado... quem acompanha um docinho de perto já sabe o que ajuda a garantir dias melhores nessa convivência com o diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário