Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

02 maio, 2016

A saga da balança...

Esse negócio de peso é chato, viu!

Quando fui diagnosticada estava com 49kg. Muito baixo considerando que tenho 1,65m de altura. Na época, meu tratamento era com a NPH e em menos de um mês engordei 6kg!

Até chegar num equilíbrio glicemias x insulina x quilos a mais x quilos a menos, foi um tempo.

Agora, com a Levemir, as glicemias andam bem boas e bem controladas.

Ou andavam. Esse ano o tal do peso deu defeito de novo e aí...

Há pouco mais de um mês, tive consulta com a minha super Endócrino e uma surpresa: tinha perdido mais peso ainda do que o saldo pós carnaval. A viagem para o sossego depois da folia certamente era o grande fator causador, por conta das caminhadas sem fim pelo paraíso.
Saí do consultório com uma ordem: 1,5kg a mais, em 30 dias.

Na última semana voltei para nova consulta: somente mínimos 50g na conta! Uma chamada de atenção grande e uma nova meta estabelecida: 2kg em 60 dias.
Para ajudar neste processo, além do glucerna - agora acompanhado pelo leite integral em substituição ao desnatado, um ajuste na quantidade de carboidratos das refeições e um outro suplemento após o pilates (ForteFit). Atenção ainda maior nas glicemias para ver como iriam se comportar com todos esses ajustes.

Hoje, quase uma semana funcionando com a dieta revisada, um sinal de que as coisas estavam saindo do eixo. A glicemia após o pilates (e 2 horas após o jejum) estava ótima: 103 mg/dL. Tomei o suplemento e medi duas horas depois: 231 mg/dL! Correções feitas, endócrino devidamente comunicada e um monitoramento intenso durante toda a tarde.

Menos de duas horas e doçura no limite de uma hipoglicemia!

Com estas variações, a irritação já estava rondando... E aí, na hora de compensar a hipo, um certo exagero consciente. Duas horas depois, resultado?? 231 mg/dL!!

Que dia estranho (chato).

Enfim, proposta de fazer mais um dia de teste com o suplemento e se as glicemias permanecerem esquisitas, mudamos o esquema.

Alguns dias de espera (próxima aula de pilates só daqui a 4 dias) e a expectativa pelo bom comportamento do docinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário