Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

06 janeiro, 2016

Da minha biblioteca...

Adoro ler! De tudo... e é claro que os livros sobre diabetes não ficariam de fora da minha lista.

Já comentei sobre vários aqui no IP e hoje volto para atualizar a lista.

O primeiro que chegou ao meu alcance foi o Diabetes Dia a Dia, do Rogério F. Oliveira. Levei um tempo para comprar, mesmo sendo recomendação de uma amiga da minha mãe, mas depois não me arrependi em nada.

Contei um pouco sobre ele na época...

A lista foi crescendo e os assuntos - apesar de todos terem o mesmo tema - variando também.

Em um outro post, já falava de mais 4 livros que gosto bastante: Sem Açúcar com Afeto, da
Sonia Hirsch, Straight to the Point - A guide for adults living with diabetes, que é uma publicação da JDRF (instituição séria - sou super fã mesmo! - e que busca a cura para o DM1), Balancing Diabetes, da Kerri Sparling, e Alimentos Mágicos para controlar sua glicose.

E tem os que indicam e dão ótimas opções de lanches, refeições e sobremesas (não é porque é saudável que não pode ser gostoso):
- Comida que cuida - O prazer na mesa e na vida de quem tem diabetes (esse é online e gratuito)
- Confeitaria Dukan (polêmico, mas com boas dicas e sem ideias mirabolantes)
- Eating Well Diabetes Cookbook (esse é gringo, mas as receitas são totalmente acessíveis)
- Receitas Rápidas para o controle do Diabetes.

Com o tempo - e com algumas pesquisas por esse mundo de blogs e internet - chegaram mais títulos...
Descobri um livro chamado The Little Diabetes Book you need to read, de Weiss and Funnell, e a curiosidade me fez comprar!
Nada de imposições, pelo contrário. Escrito por quem convive com o DM diariamente, ele mostra os caminhos para seguirmos no tratamento. Além disso, fala sobre a importância do envolvimento da família e dos amigos nessa nossa vida doce. Recomendo!

Ainda na linha das descobertas, o Gary Scheiner, que é um educador em diabetes e um docinho do tipo 1, publicou dois que já me fazem companhia: Think Like a Pancreas e The Ultimate Guide to Accurate Carb Counting.

Nessa mesma linha de quem é doce e é especialista, na primeira oportunidade que tive - e que foi pessoalmente! - comprei os dois livros do Mark Barone: Diabetes - Conheça mais e viva melhor, e Tenho Diabetes Tipo 1, e agora?.
A realidade escrita por quem conhece a patologia na teoria e na prática. Por quem sabe sobre a importância de seguir à risca o tratamento, mas que sabe principalmente que no dia a dia isso pode nem sempre ser tão simples.

Já comentei algumas vezes sobre o trabalho com células tronco realizado pelo Hospital de Clínicas de Ribeirão Preto, coordenado pelo Dr. Carlos Eduardo Barra Couri.
Pois bem, tem livro dele divido espaço na minha biblioteca: O Futuro do Diabetes, onde ele apresenta de maneira simples e clara algumas atitudes que contribuem para um controle do diabetes e traça um panorama sobre as expectativas no que se refere aos tratamentos.

Muitos, né?!

A maioria desses livros é facilmente encontrada aqui no Brasil, em livrarias conhecidas (Travessa, Saraiva, Prefácio...) ou pela internet (tanto nas páginas destas livrarias como na Estante Virtual, Amazon...).

Os importados eu comprei pela Amazon para entregar aqui ou, quando foi possível, para entregar nos hotéis que eu me hospedei durante alguma viagem.



A gente pode e deve se informar.

Cada livro tem a sua linguagem e abordagem distintas, mas que nos fazem pensar, repensar, avaliar a quantas estamos indo, aprender e questionar.

Isso tudo só agrega mais conhecimento e - mesmo quando trazem dúvidas - nos estimulam a procurar a solução e o esclarecimento.

Eu não sou médica e não é isso que busco quando procuro e compro um novo livro sobre diabetes.

Mas a cada página lida, ganho confiança e uma super recarga na vontade de seguir em frente, me cuidando, e na certeza de que o diabetes não vai me limitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário