Aqui no IP estão expostos os meus medos, as minhas descobertas, as conquistas, os avanços nas buscas pela cura do diabetes pelo mundo, os passinhos para um melhor controle da glicemia.

O que começou como um espaço de aprendizado e de dividir a minha convivência com o DM1, se transformou em estímulo para um melhor controle da minha doçura e para seguir mostrando que se funciona para mim, pode funcionar também para tantas outras pessoas que tem o diabetes como companheiro.

06 dezembro, 2015

Um tropeço na insulina...

Um hábito que é repetido constantemente torna a gente mais experiente, mas pode trazer um excesso de confiança que pode também levar a um tropeço...

Ontem segui com o processo normal antes do almoço: lavei as mãos, medi a glicemia, esperei o resultado e peguei a caneta de insulina para aplicar a dose corretiva.
Tudo tranquilo, certo? Errado! Durante a aplicação eu percebi que tinha pego a caneta errada: em vez estar aplicando as duas unidades de NovoRapid (de ação rápida), estava usando a Levemir (basal, que é a que eu uso em jejum e mais ou menos 12 horas depois, à noite).
Um segundo sem respirar, mais uns dois pensando no que fazer. A decisão, claro, foi falar com a minha Super Endócrino e contar a ela o que tinha acontecido.

Primeira recomendação: nada de pânico. Segunda: reduzir essas mesmas duas unidades da dose de basal da noite. 
Recomendação final: monitorar a glicemia e qualquer coisa, ligar para ela.

Ai ai... Quando digo que o diabetes não é uma ciência exata é justamente por essas coisas. 

Por mais que eu saiba da importância do cuidado e da atenção com a monitorização da glicemia, tem horas que eu entro no modo 'piloto automático'. Sei o que precisa ser feito e faço, mas fazer sem atenção pode ser bem arriscado. 

Minhas glicemias ficaram estáveis e não tive qualquer problema, além do susto.
Agora - mais do que nunca - olho bem aberto e 100% de foco quando estiver cuidando da minha doçura!


2 comentários:

  1. Ju..... e eu que esqueci de acoplar a bomba de insulina do Enzo após o banho, e mandei para escola..... a profe me liga e pergunta... Fer cade a bomba do Enzo? RS! acontece... e vida que segue! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Fê!! Nessa correria louca, uma hora ou outra a gente desorienta! rs...
      Vamos que vamos! Beijo pra você e pro Enzo.

      Excluir